Apostila Prefeitura de Sumaré Professor Municipal I 2021

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Ortografia;
2. Divisão Silábica;
3. Estrutura e Formação das palavras; Vogais; Semivogais; Gênero, Número; Frases; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Advérbio; Verbos; Conjugação de verbos; Pronomes; Preposição; Conjunção; Interjeição; Formas nominais; Locuções verbais;
4. Sinais de Pontuação;
5. Acentuação;
6. Uso da crase;
7. Sinônimos, homônimos e antônimos;
8. Fonética e fonologia: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Relação entre palavras; Fonemas e letras; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo; Tonicidade das palavras; Sílaba tônica;
9. Sujeito e predicado; Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Vozes Verbais; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Orações Coordenadas e Subordinadas; Período;
10. Concordância nominal; Concordância verbal;
11. Regência verbal;
12. Vozes verbais;
13. Regência nominal; Predicação verbal; Aposto; Vocativo; Derivação e Composição; Uso do hífen; Voz ativa; Voz passiva; Voz reflexiva;
14. Funções e Empregos das palavras “que” e “se”; Uso do “Porquê”;
15. Prefixos; Sufixos; Afixos; Radicais; Formas verbais seguidas de pronomes; Flexão nominal e verbal; Emprego de locuções;
16. Sintaxe de Concordância;
17. Sintaxe de Regência;
18. Sintaxe de Colocação;
19. Comparações;
20. Criação de palavras;
21. Uso do travessão;
22. Discurso direto e indireto; Imagens; Pessoa do discurso; Tipos de Discurso;
23. Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Discurso direto; Onomatopeias; Aliteração; Assonância; Repetições; Relações; Expressões ao pé da letra; Palavras e ilustrações; Metáfora; Associação de ideias. Denotação e Conotação; Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo; Metonímia; Elipse; Pleonasmo; Silepse; Antítese; Sinestesia; Vícios de Linguagem. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO;
24. Tipos de Comunicação: Descrição; Narração; Dissertação;
25. Coesão Textual.

LEGISLAÇÃO
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988;
2. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA;
3. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
4. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências;
5. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação – PNE;
6. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência;
7. Resolução CNE/CP Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004);
8. Resolução CNE/CEB Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010);
9. Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012);
10. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008;
11. Decreto nº 6.003 de 28 de dezembro de 2006. Regulamenta a arrecadação, a fiscalização e a cobrança da contribuição social do salário-educação, a que se referem o art. 212, § 5o, da Constituição, e as Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, e 9.766, de 18 de dezembro de 1998, e dá outras providências;
12. Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, regulamenta a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências;
13. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

1. Formação Continuada de professores;
2. Fundamentos da educação;
3. Pensadores da Educação; principais;
4. Teorias Modernas da Educação;
5. Desenvolvimento da Educação;
6. Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo;
7. Processo Construtivista de Escolarização;
8. Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar;
9. Processo Sócio Histórico da Aprendizagem e Desenvolvimento;
10. Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais;
11. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização;
12. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais;
13. O trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente;
14. O papel do professor na integração escola-família;
15. A relação professoraluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis;
16. Diferenças individuais: fatores determinantes e capacidade mentais;
17. Desenvolvimento da Inteligência;
18. Estágios do desenvolvimento da aprendizagem;
19. O processo de Socialização;
20. O desenvolvimento dos conceitos científicos da educação;
21. O pensamento e palavra;
22. Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares;
23. Concepção de educação e escola;
24. Função social da escola e compromisso social do educador;
25. Ética no trabalho docente;
26. Currículo e educação: currículo e projeto político-pedagógico: espaço físico, a linguagem, o conhecimento e o lúdico na pedagogia;
27. Planejamento e avaliação;
28. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento;
29. Tendências teóricas e metodológicas na educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Professor Municipal I
1. Psicologia Da Aprendizagem E Do Desenvolvimento;
2. Didática Geral;
3. Metodologia De Ensino;
4. Psicologia Da Educação;
5. Tendências Pedagógicas;
6. Relação Ensino/Escola/Legislação;
7. Metodologias E Concepções Do Ensino Nos Anos Iniciais;
8. Tendências Pedagógicas Nos Anos Iniciais Da Educação;
9. Educação Inclusiva.
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Sobre o Concurso da Prefeitura de Sumaré – SP 2021

 

A Prefeitura de Sumaré, em São Paulo, inscreve entre 1 e 27 de setembro de 2021 para um concurso público com 69 vagas em cargos da Secretaria de Educação em todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos pela prefeitura variam entre R$ 16,01 por hora aula e R$ 3.751,72 por mês.

Inscrições

As inscrições no concurso ficam abertas via internet, no site da organizadora: IGECS até as 23h59min do dia 27 de setembro de 2021. O valor a ser pago a título de inscrição vai de R$ 45,50 a R$ 75,50.

Provas

As provas objetivas serão realizadas no dia 17 de outubro de 2021, sendo que o local será divulgado a partir do dia 02 de outubro.

Gabarito

O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site citado a partir do dia 23 de novembro.

Validade

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura.

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A presente apostila para concurso público prefeitura de sumaré professor municipal i 2021, está com sua legislação pertinente atualizada.