Apostila Prefeitura de Osasco Professor de Educação Básica I – PEB I 2023

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Apostila Prefeitura de Osasco Professor de Educação Básica I – PEB I 2023 para Download

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Inscrições: Serão realizadas entre os dias 16/11/2023 a 08/01/2024.

Taxa de inscrição: R$ 98,80

Vagas: 10

Salário: R$ 3.296,70

Prova: Está prevista para ser realizada no dia 03/03/2024.

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

MATEMÁTICA
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Juros simples e compostos; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas (tabelas e gráficos de funções polinomiais de 1º e 2º grau); Tratamento da informação – medidas de tendência central (média, moda e mediana); Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras e de Tales.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – PEB I
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
1. O direito à educação e a função social da escola.
2. Gestão democrática: autonomia e participação como princípios.
3. Concepções de educação e de escola: tendências pedagógicas e a prática do professor polivalente.
4. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem.
5. Projeto político-pedagógico: organização do trabalho escolar.
6. Currículo e trabalho docente: planejamento, seleção e organização dos conteúdos.
7. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem.
8. Alfabetização e letramento.
9. Educação matemática.
10. Direitos humanos e diversidade.
11. Docência e identidade profissional: autonomia, formação e pesquisa.
12. Educação inclusiva.
13. EJA.
14. Cultura digital e uso de tecnologias na educação.
15. Infâncias e culturas infantis.
16. Legislação educacional.
17. Educação Integral.
Bibliografia:
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, Osmar;
FERREIRA, Windyz; IRELAND, Timothy; BARREIROS, Débora (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília:
UNESCO, 2009. p. 11-23.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 35-50, 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n.
100 – Especial, p. 1059-1083, out. 2007.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, São
Paulo, v. 38, p. 223-237, 1996.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
CAROLYN, Edward; [et. al.] As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999.
CARVALHO, Marília Pinto de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa,
São Paulo, v. 29, n. 1, p. 185-193, jan./jun. 2003.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola pública de tempo integral no brasil: filantropia ou política de estado?
Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1205-1222, out./dez. 2014.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo:
Summus, 2001. (Capítulos: Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa
essencial, p. 65-82 / Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor, p. 141-160 /
Negritude, letramento e uso social da oralidade, p. 179-194).
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1993.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre, Penso, 2015.
FRADE, Isabel; ARAÚJO, Mônica; GLÓRIA, Julianna. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 57-84, jul./dez. 2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olhos d’água, 1997.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LOPES, Claudivan; PONTUSCHKA, Nídia. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina, v. 18, n. 2,
p. 173-191, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença.
Diversa, publicado em 29 out. 2013. Disponível em: <https://diversa.org.br/artigos/diferenciar-para-incluir-oupara-
excluir-por-uma-pedagogia-da-diferenca>.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. 2015. Disponível em:
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análises e propostas.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. (Capítulos: Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino, p. 33-47 / A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública, p. 91-99 / Autonomia escolar: propostas, práticas e limites, p. 113-116).
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SILVA, Janssen Felipe; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 158-182, 2016.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Legislação e Documentos Institucionais:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (artigos 205 a 214).
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá
outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59; 131 a 138).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada). Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base)
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
(Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. (Capítulo IV – Do direito à Educação).
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília:
MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização.
Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Brasília: CNE, 2010.
_______. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Brasília: CNE, 2009.
_______. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de
9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
_______. Parecer CNE/SEB nº 06/2010 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos .
EJA. Brasília: CNE, 2010.
_______. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
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Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

Apostila

 

Atribuições do cargo de Professor de Educação Básica I – PEB I

O que faz o Professor de Educação Básica I – PEB I da Prefeitura de Osasco? O Professor de Educação Básica I – PEB I é responsável por:

– Participar da elaboração do projeto político-pedagógico de sua unidade escolar;
– Cumprir plano de trabalho, segundo o projeto pedagógico de sua unidade escolar;
– Elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático;
– Ministrar os dias e horas-aula estabelecidos, trabalhando os conteúdos de forma crítica e construtiva,
proporcionando o desenvolvimento de capacidade e competências;
– Orientar os alunos na formulação e implementação de projetos de pesquisa quanto ao seu formato e a
seleção, leitura e utilização de textos literários e didáticos indispensáveis ao seu desenvolvimento;
– Realizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando instrumentos que possibilitem a
verificação do aproveitamento dos alunos e da metodologia aplicada;
– Estabelecer estratégia de recuperação paralela para alunos de menor rendimento; dentre outras atribuições.

 

 

Sobre o Concurso da Prefeitura de Osasco – SP 2023

 

A Prefeitura de Osasco, cidade do estado de São Paulo, publicou edital de concurso público com o objetivo de preencher 429 vagas, além de formar cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. O certame será coordenado pela Fundação Vunesp.

Benefícios

A Prefeitura oferece ainda benefícios como cesta básica mensal, auxílio-transporte, vale cesta de natal entre outros.

Vagas

As vagas são para os cargos de:

Nível médio: Agente de Trânsito, Agente Fiscal de Posturas e Abastecimento – 1ª Classe, Auxiliar de Desenvolvimento e Apoio Escolar e Inspetor de Alunos.

Nível superior: Professor de Educação Básica I, Professor de Desenvolvimento Infantil I, Professor de Educação Básica II – Deficiência Auditiva, Professor de Educação Básica II – Deficiência Mental, Professor de Educação Básica II – Deficiência Visual, Professor de Educação Básica II – Educação Artística, Professor de Educação Básica II – Educação Física e Professor de Educação Básica II – Inglês.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas via internet, pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br das 10h do dia 16 de novembro de 2023 até as 23h59min do dia 08 de janeiro de 2024. O valor da taxa de inscrição será de R$ 67,90 para cargos de nível médio e R$ 98,80 para os cargos que exigem ensino superior.

Provas

Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Prova de títulos de caráter classificatório, para todos os cargos de nível superior.

A prova objetiva será aplicada a todos os candidatos no dia 03 de março de 2024, nos locais e horários ainda divulgados no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público para convocação dos aprovados será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Osasco 2023. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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A presente apostila para concurso público prefeitura de osasco professor de educação básica i – peb i 2023, está com sua legislação pertinente atualizada.