Apostila SESAB Farmacêutico 2025

Apostila Completa SESAB Farmacêutico 2025 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso/Processo Seletivo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Farmacêutico Apostila Processo Seletivo SESAB Farmacêutico 2025 PDF Download Farmacêutico.

 

Apostila SESAB Temporários Farmacêutico 2025 para Download

apostila-processo-seletivo-sesab-farmaceutico-2025

Apostila SESAB Farmacêutico / SESAB Farmacêutico 2025 PDF Download + CURSO ONLINE

 

O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.

 

Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 5. Classes de Palavras: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Preposição, Conjunção, Interjeição, Numeral, Pronomes, Substantivos e Verbos. 6. Ortografia (Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa): 6.1 Acentuação gráfica; 6.2 Sinais de Pontuação; 6.3 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; 7. Reescrita de frases e parágrafos do texto: 7.1 Significação das palavras; 7.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto; 7.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; 7.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 8. Semântica: Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. Denotação e Conotação. 9. Sintaxe: 9.1 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; 9.2 Concordância verbal e nominal; 9.3 Regência verbal e nominal; 9.4 Colocação pronominal. 10. Figuras de linguagem.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
1. Saúde Pública. 1.1 Conceitos básico. 1.2. História das Políticas de Saúde no Brasil. 1.3 Reforma Sanitária. 2. Pacto pela Saúde (Portaria GM/MS nº 399, de 22 de fevereiro de 2006). 3. Sistema Único de Saúde (SUS). 3.1. Principais marcos históricos e evolução dos sistemas de saúde; 3.2 Criação e evolução do SUS; 3.3 Princípios do SUS; 3.4 Estrutura e organização do SUS; 3.5. Financiamento e Gestão do SUS. 3.6. Níveis de atenção à saúde (atenção primária, secundária e terciária); 3.7 Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Ministério da Saúde, 2011). 4. Princípios da saúde humanizada: 15.1 Centrar o cuidado no paciente e na família; 15.2 Comunicação eficaz e empática com os pacientes e suas famílias; 15.3 Promoção do bem-estar emocional dos pacientes; 15.4 Respeito à privacidade e confidencialidade do paciente. 5. Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e seu regulamento dado pelo Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. 6. Portaria do Ministério da Saúde nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 7. Lei nº 8.142/1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. 8. Constituição Federal de 1988: Da Saúde (Título VIII, Capítulo II, Seção II). 9. Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. 10. Portaria GM/MS nº 1.604, de 18 de outubro de 2023 que institui a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), no âmbito do Sistema Único de Saúde. 11. Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências; 12. Portaria nº 278, de 27 de fevereiro de 2014 que institui diretrizes para implementação da Política de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde (MS). 13. Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Farmacêutico
1. Farmacotécnica. 1.1 Farmacotécnica de produtos não estéreis; 1.1.1 análise de formulações; 1.1.2 manipulação de fórmulas magistrais e oficinas; 1.2.3 estabilidade de formulações extemporâneas; 1.1.4 unitarização de medicamentos sólidos e líquidos; 1.1.5 controle de qualidade. 1.2 Farmacotécnica de produtos estéreis: 1.2.1 reconstituição, diluição e estabilidade de medicamentos injetáveis; 1.2.2 unitarização e fracionamento para dispensação por dose unitária; 1.2.3 preparo de soluções para nutrição parenteral e outras formulações de grande volume; 1.2.4 controle microbiológico, controle de qualidade; 1.2.5 manipulação de quimioterápicos antineoplásicos; 1.2.6 validação de processos. 2. Farmacodinâmica: 2.1 vias de administração de medicamentos; 2.2 mecanismos de ação dos fármacos; interação medicamentosa; 2.3 fatores que interferem na ação dos fármacos; 2.4 efeitos colaterais e reações adversas; 2.5 alergia, tolerância e intoxicação; 2.6 utilizações de medicamentos em populações especiais: neonatos, crianças, gestantes, idosos; 2.7 utilizações de medicamentos em condições especiais: insuficiência renal, hepática, cardiovascular e respiratória. 3. Farmacocinética: 3.1 conceitos gerais; 3.2 parâmetros farmacocinéticos; 3.3 metabolismos de medicamentos; 3.4 margens terapêutica; 3.5 posologias; 3.6 fatores que alteram a farmacocinética; 3.7 monitorizações de fármacos na prática clínica; 3.8 metodologias de monitorização. 4. Farmácia clínica e atenção farmacêutica: 4.1 conceitos; uso racional de medicamentos; 4.2 controle e seguimento de paciente; 4.3 problemas relacionados ao medicamento; 4.4 monitorizações da farmacoterapia; 5. Farmacoepidemiologia: farmacovigilância e estudos de utilização de medicamentos. 6. Farmacoeconomia: conceitos gerais; 6.1 análise custo-benefício, 6.2 custo-utilidade e customização. Seleção de medicamentos: conceitos; padronização de medicamentos. 7. Gestão em farmácia. 7.1 gestão de estoque: aquisição, armazenamento e controle de produtos farmacêuticos; 7.2 sistemas informatizados de controle de estoque; 7.3 Gestão da farmácia hospitalar; 7.4 Sistema de distribuição de medicamentos: coletivo, individualizado e dose unitária. 8. Biossegurança. 9. Código de Ética profissional.
apostila-sesab-farmaceutico-2025

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

 

Apostila Impressa – Clique Aqui

 

ou

 

Apostila PDF – Clique Aqui

 

Atribuições do cargo de Farmacêutico

O que faz o Farmacêutico da SESAB? O Farmacêutico é responsável por desenvolver atividades na área dos medicamentos e correlatos, desde a seleção, passando pelo processo de programação, aquisição, manipulação, armazenagem, controle de qualidade e distribuição; supervisionar as atividades desenvolvidas no setor, inclusive do apoio administrativo, auxiliar as rotinas e processos de dispensação; participar das comissões de seleção e de controle farmácia e terapêutica de infecção hospitalar; de atividades de farmacovigilância, de ações de saúde coletiva e educação em saúde; atividade de Nutrição Parenteral e Enteral; atividade de manipulação de drogas antineoplásicas e similares em estabelecimentos de saúde.

 

 

Sobre o Processo Seletivo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) 2025

 

Foi divulgado o mais novo processo seletivo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) com o objetivo de preencher 3.778 vagas para profissionais de ensino médio, técnico e superior para a prestação de serviços em diversas áreas. O Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP será a banca examinadora responsável pela coordenação do certame.

Vagas

Nível médio: Técnico-Administrativo.

Nível técnico: Técnico de Enfermagem, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Radiologia.

Nível superior: Analista Técnico, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Sanitarista e Terapeuta Ocupacional.

Haverá ainda uma reserva de 5% das vagas para as pessoas com deficiência e 30% para as pessoas negras.

Inscrições

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 12 e 25 de fevereiro de 2025, pela internet, por meio do site da organizadora www.idcap.org.br

A inscrição será confirmada mediante o pagamento de uma taxa, cujo valor será de R$ 41,50 para cargos de níveis médio e técnico e de R$ 58,50 para os cargos de nível superior.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma das cidades abaixo citadas para realizar a prova objetiva.

Provas

A seleção dos candidatos será feita por meio de duas avaliações:

Provas objetivas de caráter eliminatória e classificatória;
Prova de títulos e experiência profissional de caráter classificatória.

As provas objetivas serão realizadas nos Municípios de Feira de Santana, Jacobina, Teixeira de Freitas, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Juazeiro, Guanambi, Vitória da Conquista, Ilhéus, Ipiaú, Jequié e Barreiras no dia 23 de março, nos locais e horários divulgados no dia 14 de março.

Já a prova de títulos e experiência profissional será aplicada aos candidatos classificados na prova objetiva.

Gabaritos

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva ocorre no dia 24 de março e os resultados sairão no dia 08 de abril de 2025.

Validade

O prazo de validade do processo seletivo simplificado é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado da Bahia, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Processo Seletivo SESAB 2025. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

apostila-sesab-farmaceutico

Adquira já a sua apostila para Processo Seletivo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia / SESAB, para o cargo de Farmacêutico. São 163 vagas, remuneração de até R$ 3.019,88. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

A presente apostila para processo seletivo sesab farmacêutico 2025, está com sua legislação pertinente atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *