Apostila SEMED Aracaju Professor – Pedagogia 2024

Apostila Completa SEMED Aracaju Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2024 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Secretaria Municipal da Educação de Aracaju – SEMED Aracaju – SE Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Apostila Concurso SEMED Aracaju Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2024 PDF Download Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Apostila SEMED Aracaju Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2024 para Download

apostila-concurso-semed-aracaju-professor-pedagogia-2024

Apostila SEMED Aracaju Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental / SEMED Aracaju Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2024 PDF Download + CURSO ONLINE

 

O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.

 

Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade

HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CONHECIMENTOS GERAIS DE ARACAJU E SERGIPE
1 Aspectos históricos e geográficos de Aracaju e Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no município e no estado, de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

1 Noções de lógica. 1.1 Estruturas lógicas e diagramas lógicos. 1.2 Valores lógicos das proposições. 1.3 Conectivos. 1.4 Tabelas-verdade. 2 Lógica de argumentação. 3 Sequências e séries. 4 Correlação de elementos. 5 Raciocínio analítico.
POLÍTICAS E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS
1 Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214). 2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. 3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. 4 Lei Brasileira de Inclusão – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações. 5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. 6 Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 7 Currículo de Sergipe (Resolução CEE/SE nº 4, de 28 de novembro de 2018 e Resolução CONMEA nº 1, de 27 de dezembro de 2018). 8 Plano Nacional de Educação – Lei n. ° 13.005/2014. 9. Plano Municipal de Educação de Aracaju – Lei nº 4647/2015.
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo. Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação. 4 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano. 5 Educação integral. 6 Educação ambiental. 7 Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. 8 Educação/sociedade e prática escolar. 9 Tendências pedagógicas na prática escolar. 10 Didática e prática histórico-cultural. 11 A didática na formação do professor. 12 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos. 13 Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 14 Relação professor/estudante. 15 Compromisso social e ético do professor. 16 Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 17 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 18 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 19 O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar. A Função histórico-cultural da escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 20 Projeto político-pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores. 21 Gestão Democrática.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CARGO 10: PROFESSOR – DISCIPLINA: PEDAGOGIA
PEDAGOGIA (Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: Primeira Infância: importância e principais características do desenvolvimento infantil. Marcos do desenvolvimento infantil. Avaliação na Educação Infantil. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (rotina, sequência didática, projetos pedagógicos). Ludicidade na Educação Infantil. Leitura e literatura infantil na primeira infância. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. Histórico e teóricos da Educação Infantil. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Alfabetização e letramento. Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes
momentos históricos. A função social da alfabetização. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas da Língua Portuguesa: a leitura, a produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código; reflexão e interpretação de situações práticas. Estratégias no ensino de Matemática: resolução de problemas, tarefas investigativas, tecnologias digitais, modelagem e história da matemática. O ensino de História; tempo e espaço, conhecimento histórico e suas diferentes formas de compreensão e construção, identidades, diversidade cultural, memória e patrimônio, sujeitos históricos e suas ralações na sociedade e cidadania. O ensino de Geografia; espaço geográfico, elementos da natureza; lugar enquanto espaço vivido e como ponto de articulação social, paisagens, regiões e regionalização, território e territorialidade, cartografia escolar, educação ambiental. O ensino de Ciências; ambiente e transformação da natureza, saúde, seres vivos, organização e representação do mundo físico, propriedades e transformação da matéria e da energia. Currículo de Sergipe (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais).
apostila-semed-aracaju-professor-pedagogia-2024

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

 

Apostila Impressa – Clique Aqui

 

ou

 

Apostila PDF – Clique Aqui

 

 

 

Sobre o Concurso SEMED Aracaju – SE 2024

 

A Prefeitura de Aracaju, no Estado de Sergipe, divulgou um novo concurso público com 425 vagas na função de Professor do quadro do magistério público municipal. As chances de ingresso são para candidatos que tenham ensino superior em curso de licenciatura plena. O certame será coordenado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Vagas

Professor de Arte, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor Pedagogia.

Das vagas destinadas a cada disciplina e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas para os candidatos com deficiência e 10% para as pessoas afrodescendentes.

Inscrições

As inscrições estarão disponíveis no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/semed_aracaju_24 das 10h do dia 20 de setembro até as 18h do dia 21 de outubro de 2024. A taxa de inscrição será de R$ 74,60.

Doadores de sangue, doadores de medula óssea e doadores de leite materno podem pedir isenção total do valor da taxa de inscrição durante o período da inscrição.

Provas

O concurso público será composto pelas seguintes etapas:

Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Avaliação de títulos, de caráter eliminatório.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão realizadas no dia 22 de dezembro, em locais e horários divulgados no dia 09 de dezembro.

As provas objetivas terão 120 questões de língua portuguesa, história, geografia e conhecimentos gerais de Aracaju e Sergipe, raciocínio lógico-matemático, políticas e legislações educacionais, temas educacionais e pedagógicos e conhecimentos específicos.

A prova discursiva valerá 10 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, com no mínimo, 20 linhas, e no máximo 30 linhas, a respeito de temas relacionados a atualidades. O texto definitivo deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e não poderá ser assinado, rubricado ou conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação da prova discursiva.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das provas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/semed_aracaju_24, a partir das 19 horas do dia 23 de dezembro.

Validade

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso SEMED Aracaju 2024. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

apostila-semed-aracaju-professor-pedagogia

Adquira já a sua apostila para concurso da Prefeitura Municipal de Aracaju – Secretaria Municipal da Educação de Aracaju / SEMED Aracaju – SE, para o cargo de Professor – Pedagogia – Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. São 305 vagas, remuneração de R$ 3.006,35. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

A presente apostila para concurso público semed aracaju professor – pedagogia 2024, está com sua legislação pertinente atualizada.