Apostila Completa SEDU ES Professor P – Pedagogo 2025 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES – Professor P – Pedagogo Apostila Concurso SEDU ES Professor P – Pedagogo 2025 PDF Download Professor P – Pedagogo.
Apostila SEDU ES Professor P – Pedagogo 2025 para Download
Apostila SEDU ES Professor P – Pedagogo / SEDU ES Professor P – Pedagogo 2025 PDF Download + CURSO ONLINE
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Conteúdo da Apostila
LÍNGUA PORTUGUESA
Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coerência e coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados (Características dos diversos gêneros textuais. Identificação de informações explícitas e implícitas. Distinção entre fato e opinião. Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso). Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.
PSICOLOGIA NA APRENDIZAGEM
Aspectos Psicológicos da Educação. A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens. Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
As diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro e as implicações na organização do sistema de educação brasileiro. A didática e o processo de ensino/aprendizagem: planejamento, estratégias, metodologias e avaliação da aprendizagem. A sala de aula como espaço de aprendizagem. As teorias do currículo. Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no planejamento do ensino. As contribuições da psicologia da educação para a pedagogia: implicações para a melhoria do ensino e para ações mais embasadas da ação profissional docente no alcance do que se ensina aos indivíduos. Os conhecimentos socioemocionais no currículo escolar: a escola como espaço social. As diretrizes curriculares nacionais para a formação docente. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. A Interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio. Os fundamentos de uma escola inclusiva. Educação e trabalho: o trabalho como princípio educativo. Ação da escola, protagonismo juvenil e cidadania. As avaliações nacionais da educação básica.
USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA BÁSICA
Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
DIRETRIZES, PARÂMETROS, MEDIDAS E DISPOSITIVOS LEGAIS PARA A EDUCAÇÃO
Constituição Federal de 1988 (Artigos n° 205 a n° 214. Currículos do Espírito Santo (Ensino Infantil e Fundamental disponível no link https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/ e Ensino Médio disponível no link https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br/); Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações, inclusive a Lei n°13.415/2017. Plano Estadual de Educação – Lei Estadual n°10.382/2015. Estatuto do Magistério – LCE nº 115/1998 e suas alterações. Plano de Carreira do Magistério – Lei Estadual nº5.580/1998 e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto Federal nº 7.611/2011. Resolução CNE Nº4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado. Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. Decreto nº. 65.810/1969 (promulga a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). Decreto federal nº 4.738/2003 (reitera a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB Nº 03/2018. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação de Jovens e Adultos a distância – Resolução CNE/CEB nº 001/2021. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica de nível médio – Resolução CNE/CP nº 001/2021.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
M13 – Componente Curricular do PROFESSOR P – PEDAGOGO: Fundamentos da Educação. Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; educação e pobreza; educação e cidadania. A educação e a diversidade de contextos culturais: pluralismo e diversidade cultural. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil. Funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica. O pedagogo na escola: concepção e papel do pedagogo na escola. Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança; mecanismos de participação; formas organizativas facilitadoras da integração grupal. Atuação do pedagogo e sua articulação com os demais profissionais da escola na perspectiva da qualidade da educação. O Conselho Escolar: propósitos e funcionamento. Gestão escolar e participação da família na vida escolar. Organização do trabalho pedagógico na escola pública. O processo de planejamento: concepção, dimensões, níveis e importância. O planejamento de ensino e seus elementos constitutivos: objetivos, objetos de conhecimento, competências, habilidades, metodologias, técnicas, recursos didáticos e procedimentos; multimídia educativa e avaliação da aprendizagem. A proposta pedagógica da escola: concepção, princípios, eixos norteadores, construção, acompanhamento e avaliação. Os planos, projetos e propostas pedagógicas: funções, objetivos e impactos no processo de ensino e de aprendizagem. O processo de ensino-aprendizagem: Concepções e teorias da aprendizagem. A interação pedagógica na sala de aula: o aluno, o professor, os tempos, os espaços e os conteúdos escolares conceituais, procedimentais e atitudinais. Mapeamento e análise de dificuldades, problemas e potencialidades do cotidiano escolar. Comunicação e interação com os professores no planejamento, assessoramento, monitoramento e avaliação do processo pedagógico: técnicas e instrumentos. O plano de ação do pedagogo. O Currículo Escolar. Currículo e construção do conhecimento. As aprendizagens como foco da ação educativa. O currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico. A base nacional comum e a parte diversificada. A organização curricular por áreas de conhecimento. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento. A organização curricular nos cursos de educação profissional técnica de nível médio. Os grandes eixos da formação profissional técnica de nível médio. Educação Inclusiva: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.). Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado). Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo). Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015; Resolução CEE/ES nº 3.777/2014 – livros https://cee.es.gov.br/GrupodeArquivos/resolucao-cee-no-3-777-2014 Educação e Trabalho: a formação profissional técnica de nível médio a partir da Lei nº 9.394/1996-LDB. Educação de Jovens e Adultos – EJA. Parâmetros Legais da Educação de Jovens e Adultos. Funções da EJA. O acesso à educação, a permanência no processo educativo e a qualidade dos resultados escolares.
Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
ou
Atribuições do cargo de Professor P (Pedagogo)
Administrar, planejar, organizar, coordenar, controlar e avaliar atividades educacionais, junto ao corpo técnico – pedagógico, docente e discente, fora da sala de aula, desenvolvidas na unidade escolar; planejar, orientar, acompanhar e avaliar atividades pedagógicas nas unidades escolares, promovendo a integração entre as atividades, áreas de estudos e/ou disciplinas que compõem o currículo, bem como o contínuo aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem, propondo treinamento e aperfeiçoamento do pessoal, aprimoramento dos recursos de ensino aprendizagem e melhoria dos currículos; planejar, acompanhar e avaliar a participação do aluno no processo ensino – aprendizagem envolvendo a comunidade escolar, e a família nesse acompanhamento; desenvolver outras atividades correlatas.
Sobre o Concurso da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU – ES) 2025
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU – ES) publicou dois novos editais de concursos públicos que juntos visam o provimento de 1.290 vagas, além de formar cadastro de reserva em cargos de ensino médio e superior. A organização e execução do certame está sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Vagas
São 1.000 vagas para Professores em várias especialidades e outras 290 vagas para o cargo de Agente de Suporte Educacional:
Nível superior: Professor B – Arte, Professor B – Biologia/Ciências, Professor B – Educação Física, Professor B – Filosofia, Professor B – Física, Professor B – Geografia, Professor B – História, Professor B – Língua Inglesa, Professor B – Língua Portuguesa, Professor B – Matemática, Professor B – Química, Professor B – Sociologia e Professor P – Pedagogo.
Nível médio: Agente de Suporte Educacional.
Serão reservadas 10% das vagas para candidatos com deficiência, 20% para os candidatos negros e outros 5% para os candidatos indígenas.
Inscrições
As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora – www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 16 de dezembro de 2024 até as 23h59min do dia 21 de janeiro de 2025.
O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 70,00 para Agente de Suporte Educacional; e R$ 85,00 para Professor.
O pagamento do valor da inscrição, deverá ser realizado até o dia 22 de janeiro, dentro do horário bancário.
O inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, membro de família de baixa renda, doador de medula óssea, pessoa física que se declara isenta da apresentação do IR, eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, doador de sangue ou ainda for pessoa com deficiência pode pedir isenção da taxa. O requerimento de isenção deve ser feito das 10h do dia 16 de dezembro até as 23h59min do dia 20 de dezembro pelo site da organizadora.
Provas
O concurso terá três etapas de avaliação, sendo:
Prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Prova discursiva, Estudo de Caso de caráter eliminatório e classificatório para Professor;
Prova discursiva, Redação, de caráter eliminatório e classificatório para Agente de Suporte Educacional;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório para Professor.
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 16 de março de 2025 nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Linhares, São Mateus, Serra e Vila Velha, no período da manhã para Professor e a tarde para Agente Educacional, em local e horários a serem informados por meio de edital disponibilizado no endereço eletrônico do concurso.
Validade
O prazo de validade do concurso público para chamar os candidatos aprovados será de seis meses para os Professores, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período e de doze meses a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período para o cargo de Agente Educacional.
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A presente apostila para concurso público sedu es professor p – pedagogo 2025, está com sua legislação pertinente atualizada.