Apostila Completa Prefeitura de Mococa Coordenador Pedagógico 2025 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Prefeitura Municipal de Mococa – SP Coordenador Pedagógico Apostila Concurso Prefeitura de Mococa Coordenador Pedagógico 2025 PDF Download Coordenador Pedagógico.
Apostila Prefeitura de Mococa Coordenador Pedagógico 2025 para Download

Apostila Prefeitura de Mococa Coordenador Pedagógico / Prefeitura de Mococa Coordenador Pedagógico 2025 PDF Download + CURSO ONLINE
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Conteúdo da Apostila
LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de Texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal.
MATEMÁTICA
Números inteiros e racionais: operações e propriedades. Grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Unidades de medida. Equação do 1º Grau. Resolução de situações-problema. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Tabelas e gráficos. Raciocínio Lógico.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
COORDENADOR PEDAGÓGICO
Parte 1: Fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociológicos da educação. Função social da escola. A trajetória da coordenação pedagógica. O papel do coordenador pedagógico. Relação aluno/professor/escola/família/comunidade. Teorias e tendências pedagógicas. Aprendizagem: desenvolvimento, dificuldades e transtornos. Didática. A organização do trabalho pedagógico. Projeto Político-Pedagógico. Planejamento, métodos de ensino e avaliação. Currículo. Trabalho com projetos. Transversalidade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Diversidade, Multiculturalismo e Interculturalidade. Formação de competências. Formação continuada de professores. Gestão participativa e democrática. Metodologia Ativa. A tecnologia no campo educativo. O ensino na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Educação inclusiva. Principais desafios da atualidade.
Sugestão Bibliográfica:
1. ALMEIDA, Laurinda Ramalho; SOUZA, Vera Maria Nigro de. (Org.) O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2012.
2. AMARAL, Míriam Matos. O trabalho da coordenação pedagógica na contemporaneidade: desafios da função no processo de inclusão escolar. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
3. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2009.
4. BEM-VINDO, MUNDO! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Instituto Avisa Lá, 2006.
5. BERGMANN, Jonathan. Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem, 2018, editora LTC.
6. CAMARGO, Fausto e DAROS, Thuini. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo, 2018, editora Penso.
7. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO; MEC, 2010.
8. DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: Perspectivas Pós-Modernas. Porto Alegre: Penso, 2019.
9. DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2015.
10. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As Cem Linguagens da Criança: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Penso, 2015.
11. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As Cem Linguagens da Criança: A Experiência de Reggio Emilia em Transformação. Porto Alegre: Penso, 2015.
12. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
13. FIUZA, Patricia Jantsch; LEMOS, Robson Rodrigues. (orgs.). Tecnologias Interativas Mídia e Conhecimento na Educação. Jundiaí, Paco Editorial: 2016.
14. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.
15. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias – 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
16. GESSER, V. O planejamento educacional: da gênese histórico-filosófica aos pressupostos da prática. Curitiba: CRV, 2011.
17. GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 Anos: O Atendimento em Creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
18. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26.ed. Porto Alegre: Mediação,2006.
19. KAMII, Constance. A Criança e o Número: Implicações Educacionais da Teoria de Piaget. Tradução de Regina Assis. São Paulo: Summus, 1983.
20. LUCK, Heloisa. Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
21. LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional.5. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
22. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.
23. MANTOAN, Mª Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer? 1ª ed. São Paulo: Summus, 2015.
24. MANTOAN, Maria Teresa; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. Ressignificar o ensino e a aprendizagem a partir da filosofia da diferença. Revista Educación Inclusiva (Chile), fev. 2018.
25. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
26. MOTA, Rosália Monteiro. Escola e Redes Sociais: Conexões, Conflitos e Sociabilidades. 1ª ed. Curitiba: Editora Appris, 2020.
27. MOURA, Jefferson Sampaio de. Para uma metodologia contra hegemônica: a mediação estética como ferramenta no trabalho pedagógico emancipador e crítico. In MACEDO, Aldenora Conceição de; BARBOSA, Jaqueline Aparecida (Orgs.). Práticas pedagógicas de resistência: a escola como lugar da diversidade. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019. p. 137-154.
28. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico — São Paulo: Scipione, 2011.
29. PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. [6. ed.]. – São Paulo: Summus, 2015.
30. PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (Orgs.); LERNER, Delia; GÁLVEZ, Grecia, et al. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
31. PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Cortez, 2017.
32. RIBEIRO, Márden de Pádua. Currículo e conhecimento sob diferentes perspectivas teóricas. Currículo sem Fronteiras, v.17, n. 3, p. 574-599, set./dez. 2017.
33. RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, Investigar e Aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
34. ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Organizadores. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar / 2. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
35. SCARPA, Regina. Era Assim, Agora Não…: Uma Proposta de Formação de Professores Leigos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
36. SILVA, Itamar Mendes da… [et al.] org. Prática da coordenação pedagógica na escola pública. Curitiba: Appris, 2017.
37. SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda Criança Pode Aprender a Ler e a Escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
38. UNICAMP. Do Projetar o Contexto Investigativo ao Maravilhar-se: Quais Caminhos Seguir? Campinas: 148 Educação, 2017.
39. TAILLE, Yves de La. OLIVEIRA, Marta Kohl de. DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019.
40. TORREMORELL, Maria Carme Boqué. Mediação de conflitos na escola: Modelos, estratégias e práticas. 1ª ed. São Paulo – Summus Editorial, 2021.
41. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2019.
42. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento Em Sala de Aula, 2007, editora Libertad.
43. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, E. F. Ensino Fundamental: gestão democrática, projeto político pedagógico e currículo em busca de qualidade. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (org.) Ensino Fundamental: da LDB à BNCC. Campinas: Papirus, 2018 (p. 43-67).
44. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: Uma Construção Possível. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2020.
45. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.
46. ZABALA, Antoni. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.
47. _________. Ministério da Educação. [Fernandes, Cláudia de Oliveira] Indagações sobre currículo: currículo e avaliação / [Cláudia de Oliveira Fernandes, Luiz Carlos de Freitas]; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007.
48. _________. Ministério da Educação. [Nilma Lino Gomes]. Indagações sobre currículo: currículo e diversidade. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007.
49. _________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Introdução e Estrutura. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
50. SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2001.
Parte 2:
1. Lei Federal nº 9.394/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2. Lei Federal nº 8.069/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências.
3. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – Artigos 205 a 214, 227 a 229.
4. Resolução CNE/CEB nº 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
5. Resolução CNE/CEB nº 2/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
6. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
7. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09/10/2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2007.
8. Decreto nº 7.611/11 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
9. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica.
10. Resolução CNE/CEB nº 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos.
11. Lei Federal nº 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
12. BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
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Atribuições do cargo de Coordenador Pedagógico
O que faz o Coordenador Pedagógico da Prefeitura de Mococa? Compete ao Coordenador Pedagógico proporcionar apoio técnico aos docentes e discentes, relativo à elaboração, coordenação e avaliação dos trabalhos, projetos e grupos de estudos propostos e desenvolvidos pela Escola e pela rede municipal de ensino; participar da elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto pedagógico; assessorar a Direção na elaboração da Proposta Pedagógica, e do Plano de Gestão Escolar, acompanhando sua execução; analisar, sistematicamente, com o corpo docente, a validade dos objetivos visados, a adequação dos conteúdos programáticos, dos componentes curriculares, das estratégias e das técnicas e instrumentos de avaliação e de recuperação; estabelecer com o corpo docente, os programas a serem desenvolvidos durante os períodos de estudo de recuperação de alunos com aproveitamento insuficiente; analisar a adequação curricular em conjunto com o corpo docente, face ao desempenho dos alunos; organizar e manter atualizado o acervo de documentos relativos às atividades de coordenação; garantir um espaço sistemático de reflexão sobre a prática nas unidades escolares que coordenam; implantar um projeto de formação comum com a equipe de professores que coordena; organizar junto com o Diretor da unidade escolar os horários das reuniões de estudo e individuais de forma a interferir o menos possível nos trabalhos de sala de aula; analisar junto com os professores a proposta pedagógica da escola e o planejamento de trabalho de cada professor; Dentre outras atribuições.
Sobre o Concurso da Prefeitura de Mococa – SP 2025
A Prefeitura de Mococa, cidade do interior de São Paulo, divulgou edital de concurso público visando o provimento de 23 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. O Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária – INDEPAC é o responsável pela coordenação do certame.
Qual a exigência?
Para se candidatar, é necessário ter a formação exigida para o cargo, além de ter no mínimo 18 anos completos na data da posse; estar em dia com obrigações eleitorais e militares; não possuir antecedentes criminais; estar apto física e mentalmente para o exercício das funções.
Vagas
As oportunidades são para as funções de:
Ensino Fundamental: Inspetor de Alunos, Cozinheiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Tratorista.
Ensino Médio / Técnico: Adjunto Administrativo, Agente de Trânsito, Almoxarife, Assistente Administrativo, Escriturário Escolar, Fiscal de Obras e Postura, Secretário Escolar, Técnico em Processamento de Dados e Técnico em Segurança do Trabalho.
Ensino Superior: Arquiteto, Assistente Social, Comprador, Contador, Coordenador Pedagógico, Engenheiro Civil, Fiscal Tributário, Médico do Trabalho, Nutricionista e Psicólogo.
O edital prevê ainda uma reserva de vagas para pessoas com deficiência, conforme a legislação.
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, no site https://indepac.selecao.net.br no período de 9 de junho a 11 de julho de 2025.
O pagamento da taxa deve ser realizado até 14 de julho de 2025, por meio de boleto bancário. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 9 e 11 de junho de 2025. A confirmação da inscrição estará disponível a partir de 18 de julho de 2025, no mesmo endereço eletrônico.
Provas
O concurso será composto por provas objetivas, provas práticas e avaliações de títulos, a depender do cargo. Veja como será a estrutura de provas:
Ensino Fundamental: Provas objetivas com 30 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Para cargos operacionais, haverá também prova prática.
Ensino Médio/Técnico: Provas objetivas com 40 questões (15 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 15 de Conhecimentos Específicos).
Ensino Superior: Provas objetivas com 40 questões (15 de Língua Portuguesa, 5 de Matemática e 20 de Conhecimentos Específicos). Para o cargo de Coordenador Pedagógico, haverá ainda prova dissertativa e análise de títulos. O cargo de Médico do Trabalho contará com questões de Políticas de Saúde.
As provas escritas estão previstas para acontecer nos dias 3 e 10 de agosto de 2025, em locais a serem divulgados posteriormente pela organizadora.
Cronograma de aplicação das provas
Data Período Empregos
03/08/2025 A Assistente Social, Comprador, Contador, Cozinheiro, Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Postura, Mecânico, Motorista, Psicólogo, Secretário Escolar
03/08/2025 B Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquiteto, Coordenador Pedagógico, Fiscal Tributário, Inspetor de Alunos, Médico do Trabalho, Nutricionista, Operador de Máquinas, Tratorista
10/08/2025 C Adjunto Administrativo, Escriturário Escolar
10/08/2025 D Assistente Administrativo, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Segurança do Trabalho
A partir do dia 25 de julho de 2025, os candidatos deverão consultar o local e o horário em que realizarão a prova, no site da banca organizadora.
Os candidatos ao cargo de Coordenador Pedagógico farão, além da prova objetiva, uma prova dissertativa, no mesmo dia, horário e local. Somente serão corrigidas as provas dissertativas dos 100 primeiros candidatos da ampla concorrência e dos 5 primeiros candidatos com deficiência, com base nas maiores notas na objetiva, após aplicação dos critérios de desempate.
A prova de títulos tem caráter classificatório, ou seja, não elimina candidatos. O envio da documentação deverá ser feito por upload, no período de 9 de junho a 14 de julho de 2025.
Os candidatos aos cargos de Motorista, Operador de Máquinas e Tratorista deverão realizar uma prova prática, que ocorrerá na cidade de Mococa/SP.
Gabarito
O gabarito das provas objetivas será disponibilizado em data a ser informada no próprio dia da aplicação das provas, nos canais oficiais mencionados anteriormente.
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Mococa.
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