Apostila Completa Prefeitura de Guararapes Professor de Educação Básica – PEB I 2025 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Prefeitura Municipal de Guararapes – SP Professor de Educação Básica – PEB I Apostila Concurso Prefeitura de Guararapes Professor de Educação Básica – PEB I 2025 PDF Download Professor de Educação Básica – PEB I.
Apostila Prefeitura de Guararapes Professor de Educação Básica – PEB I 2025 para Download

Apostila Prefeitura de Guararapes Professor de Educação Básica – PEB I / Prefeitura de Guararapes Professor de Educação Básica – PEB I 2025 PDF Download + CURSO ONLINE
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Conteúdo da Apostila
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e
antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: cargo e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
MATEMÁTICA
Situações-problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números racionais nas suas representações fracionária ou decimal. Mínimo múltiplo comum. Máximo divisor comum. Porcentagem. Razão e proporção. Regra de três simples ou composta. Equações do 1º ou do 2º graus. Sistema de equações do 1º grau. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico. Tratamento da informação – média aritmética simples. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, teoremas de Pitágoras e de Tales.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos Pedagógicos & Legislação: 1) Dimensão Pedagógica – Currículo, Planejamento e Avaliação da Aprendizagem. O cotidiano escolar e as teorias e metodologias didáticas. Avaliação no Ensino Fundamental. Educação Integral; 2) Dimensão do Educando – Aprendizagem e Socialização. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem. Infâncias e culturas infantis. Cultura digital; 3) O conhecimento no Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Alfabetização e Letramento. Educação matemática. Currículo, suas áreas de conhecimento e temas transversais do Ensino Fundamental; 4) Dimensão Social, Organizacional e Política da Escola. Concepções de educação, de escola e sua função social. Educação para a democracia, direitos humanos e multiculturalidade na escola. Políticas de inclusão e educação especial. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Docência e identidade profissional; 5) Legislação educacional.
Bibliografia
ALAVARSE, O.M. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-
24782009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
BARBOSA, M.C.S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, 2007. Disponível em:
https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/educacao-sociedade/100-v28-especial-outubro-2007v-educacao-escolaros-
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Disponível em: https://www.cedec.org.br/individualismo-e-seus-criticos/ .
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BOAS, B.M.F.V., SOARES, E.R.M. (org.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como
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FRADE, I., ARAÚJO, M., GLÓRIA, J. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças
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LIBÂNEO, J.C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
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MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.
NACARATO, A. M., PASSOS, C. L. B., MENGALI, B.L.S. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo
fios do ensinar e do aprender. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2019.
POLONIA, A.C., DESSEN, M.A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e
Educacional, v.9, n.2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/i/2005.v9n2/
SANTANA, E. M., SILVA, E. B. Práticas pedagógicas e aprendizagem dos educandos da EJA: problematizações
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SASSERON, L.H., CARVALHO, A.M.P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de
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SILVA, R. R. D. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica
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SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, 2004.
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SOTERO, E.C., PEREIRA, I.D., SANTOS, S.B. Pedagogias negras: o antirracismo, o bem viver e a corporeidade. Inter-Ação,
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VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In VEIGA, I. P. (org.). Projeto políticopedagógico
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ZANARDI, T.A.C. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempoterritório.
Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, 2016. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26354
Legislação educacional
Deve-se considerar as leis a seguir junto com suas atualizações.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da
República. Brasília: Planalto, 2018. Capítulo II, Seção I (Artigos 208 a 214).
BRASIL. Lei nº 8.069/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília:
Planalto, 2018. Artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. Disponível em: Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto, 2018. Disponível
em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Introdução, Estrutura da BNCC
e A Etapa do Ensino Fundamental – anos iniciais. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempointegral/
BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
BRASIL. Parecer CNE/SEB nº 06/2010 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE,
2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5366-
pceb006-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: SEE/MEC, 2008.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Brasília: CNE, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2024. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf .
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO,
2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
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Atribuições do cargo de Professor de Educação Básica – PEB I
O que faz o Professor de Educação Básica – PEB I da Prefeitura de Guararapes? O Professor de Educação Básica – PEB I é responsável pela alfabetização de crianças no ensino fundamental das séries iniciais nas escolas da municipalidade e outros serviços correlatos a sua área de atuação. Planejar e ministrar aulas, coordenando o processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de educação básica; pesquisar e elaborar projetos para os alunos sob orientação dos gestores, durante as aulas de educação física e artes, e na falta desses professores permanecer com os alunos na sala de aula, realizando projetos pesquisados e desenvolvidos; elaborar e executar programas educacionais, cumprindo o plano de ensino, segundo os referenciais e os parâmetros curriculares nacionais e a proposta pedagógica do Departamento Municipal de Educação; selecionar e elaborar o material didático, utilizado no processo ensino aprendizagem; Organizar sua prática pedagógica, observando o desenvolvimento cognitivo, as características sócias e culturais do educando e da comunidade em que a unidade de ensino se insere, bem como as demandas sociais e conjunturais; dentre outras atribuições.
Sobre o Concurso da Prefeitura de Guararapes – SP 2025
A Prefeitura de Guararapes, cidade do estado de São Paulo, divulgou um novo concurso público visando o preenchimento de 14 vagas, mais formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior. A organização do certame está a cargo da Fundação Vunesp.
Além dos salários, os novos empossados recebem ainda cartão de vale-alimentação no valor de R$ 800,00 ao mês.
Vagas
As oportunidades são para os cargos de: Mecânico, Pedreiro, Fiscal de Água e Esgoto Leiturista, Operador de Bomba e Laboratório, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Auxiliar de Enfermagem, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Assistente Social, Contador, Professor de Educação Básica PEB I, Professor de Educação Básica PEB II Artes e Psicólogo.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas das 10h do dia 09 de junho até às 23h59min do dia 08 de julho de 2025, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br
As taxas serão de:
R$ 55,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 70,00 para cargos de nível médio;
R$ 99,00 para os cargos de nível superior.
De acordo com a Lei Federal nº 13.656/2018, terão direito à isenção da taxa de inscrição:
Candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo;
Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Provas
O concurso terá as seguintes etapas para avaliação dos candidatos:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Prova prática, de caráter eliminatório e classificatório para as funções de Mecânico, Pedreiro e Operador de Bomba e Laboratório;
Prova de títulos, de caráter classificatório para os cargos de Professor de Educação Básica PEB I e Professor de Educação Básica PEB II Artes.
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Guararapes-SP no dia 07 de setembro em local e horário a serem definidos e divulgados no site da Fundação VUNESP, organizadora do concurso.
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 09 de setembro.
Validade
O concurso tem validade de dois anos contados a partir da data de sua homologação, sendo facultada, sua prorrogação, por igual período.
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A presente apostila para concurso público prefeitura de guararapes professor de educação básica – peb i 2025, está com sua legislação pertinente atualizada.