Apostila Prefeitura de São Luís Professor Suporte Pedagógico 2025

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Apostila Prefeitura de São Luís Professor Suporte Pedagógico 2025 para Download

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 11. Locuções verbais (perífrases verbais). 12. Funções do “que” e do “se”. 13. Formação de palavras. 14. Elementos de comunicação. 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 16. Concordância verbal e nominal. 17. Regência verbal e nominal. 18. Colocação pronominal. 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 20. Elementos de coesão. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.

MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 2. Proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. 3. Resolução de situações problema; razão/proporção/regra de três, porcentagem, cálculo de médias, equações do 1º grau, equações do 2º grau, sistemas de equações do 1º grau.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS

1. Geografia e história do Município de São Luís. 2. Relevo; Clima; Vegetação; Hidrografia; Demografia; Localização; Divisão geográfica; Economia e Cultura; História e atualidades da Capital Maranhense.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) . 4. Periféricos de computadores. 5. Ambientes operacionais: utilização básica dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 6. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) – versões 2010, 2013 e 2016. 7. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) – versões 5 e 6. 8. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, busca e pesquisa na Web. 9. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 10. Conceitos básicos de segurança na Internet e vírus de computadores.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Professor Suporte Pedagógico
Conhecimentos Específicos: 1. Alfabetização e Letramento 2. Processo de alfabetização: 2.1. Consciência fonológica (do 1º ao 3º ano) 2.2. Princípio alfabético 3. Alfabetizar letrando: diferentes perspectivas e abordagens de letramento 4. Alfabetização Matemática e a língua materna 5. Letramento matemático: 5.1. Construção do número 5.2. Sistema decimal 5.3. Operações básicas 5.4. Análises de erros e avaliação (do 3º ao 5º ano) 6. Concepções e metodologias para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental 7. A BNCC e as práticas pedagógicas para a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental 8. Objeto de conhecimentos e habilidades de leitura, a partir da matriz referência Saeb (do 2º ao 5º ano) 9. Letramentos múltiplos: implicações na aprendizagem de oralidade, leitura e escrita na sala de aula (do 1º ao 5º ano) 10. Práticas de alfabetização e letramento na sala de aula 11. Abordagem conceitual e metodológica de fenômenos físicos, químicos, biológicos e geológicos nos anos iniciais do ensino fundamental 12. Vida e Evolução: A importância dos recursos naturais para a manutenção da vida (do 1º ao 5º ano) 13. Multiletramento e Gêneros textuais (do 1º ao 5º ano) 14. Multiletramento e linguagens artísticas – Artes Visuais (do 1º ao 5º ano) 15. O ensino de Sólidos Geométricos na perspectiva da BNCC 16. Manifestações da corporeidade no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental 17. Metodologia do ensino de História e Geografia (1º ao 5º ano) 18. Alfabetização científica 19. Alfabetização e projetos pedagógicos 20. Instrumentos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: 20.1. Sequência didática 20.2. Jogos pedagógicos 21. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 4 e 5 22. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96 e suas atualizações: princípios, fins e organização da Educação Nacional 23. Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015 24. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 e suas atualizações 25. Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 26. Lei Orgânica do Município de São Luís do Maranhão – Capítulo III – Da Educação, Da Cultura e Do Desporto 27. Resolução CNE/CEB n.º 04/10. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica 28. Resolução CNE/CEB Nº 02/01. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 29. Didática e Metodologia do Ensino. 30. Lei n°10.639/03 – História e Cultura Afro Brasileira e Africana. 31. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. 32. Resolução CNE/CP n.°1, de 17 de junho de 2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
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Atribuições do cargo de Professor Suporte Pedagógico

Exercer atividades técnico pedagógicas no Sistema Público Municipal de Ensino de São Luís, que dão diretamente suporte às atividades de ensino; Planeja, coordena, avalia e reformula o processo ensino/aprendizagem, e propõe estratégias metodológicas compatíveis com os programas a serem operacionalizados; Desenvolve o educando para o exercício pleno de sua cidadania, proporcionando a compreensão de coparticipação e corresponsabilidade de cidadão perante sua comunidade, município, estado e país, tornando-o agente de transformação social; Gerencia, planeja, organiza e coordena a execução de propostas administrativo pedagógicas, possibilitando o desempenho satisfatório das atividades docentes e discentes; Elabora e executa projetos pertinentes à sua área de atuação; Participa de estudos e pesquisas em sua área de atuação; Participa da promoção e coordenação de reuniões com o corpo docente e discente da unidade escolar; Assegura o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; Estimula o uso de recursos tecnológicos e o aperfeiçoamento dos recursos humanos; Elabora relatórios de dados educacionais; Emite parecer técnico; Participa do processo de lotação numérica; Zela pela integridade física e moral do aluno; Participa e coordena as atividades de planejamento global da escola; Participam da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; Participa da elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola; Estabelece parcerias para desenvolvimento de projetos; Articula-se com órgãos gestores de educação e outros; Participa da elaboração do currículo e calendário escolar; Incentiva os alunos a participarem de concursos, feiras de cultura, grêmios estudantis e outros; Participa da análise do plano de organização das atividades dos professores, como: distribuição de turmas, horas/aula, horas/atividade, disciplinas e turmas sob a responsabilidade de cada professor; Mantém intercâmbio com outras instituições de ensino; Participa de reuniões pedagógicas e técnico-administrativas; Acompanha e orienta o corpo docente e discente da unidade escolar; Participa de palestras, seminários, congressos, encontros pedagógicos, capacitações, cursos e outros eventos da área educacional e correlato; Participa da elaboração e avaliação de propostas curriculares; Coordena as atividades de integração da escola com a família e a comunidade; Coordena conselho de classe; Dentre outras atribuições.

 

 

Sobre o Concurso da Prefeitura de São Luís – MA 2025

 

A Prefeitura de São Luís, capital do estado do Maranhão, publicou edital de concurso público visando o preenchimento ao todo de 600 vagas, mais formação de cadastro reserva para o cargo de Professor em diversas áreas de ensino. A coordenação do certame está sob responsabilidade do Instituto AOCP.

Vagas

São 385 vagas para ampla concorrência, 96 para pessoas com deficiência e 119 para candidatos negros.

As vagas são para atuar nas disciplinas de: Professor da Educação Infantil, Professor da Educação Infantil – Integral, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Arte, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Ciências, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Educação Física, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Ensino Religioso, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Filosofia, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Geografia, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – História, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Língua Inglesa, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Língua Portuguesa, Professor de Educação Fundamental – Anos Finais – 6º ao 9° Ano – Matemática, Professor de Educação Fundamental – Anos Iniciais – 1º ao 5° Ano, Professor de Educação Fundamental – Anos Iniciais – 1º ao 5º Ano – Integral, Professor de Educação Fundamental – Atendimento Educacional Especializado e Professor Suporte Pedagógico.

Inscrições

Para participar do concurso da Prefeitura de São Luís-MA, o candidato deve realizar sua inscrição do dia 06 de janeiro até as 18h do dia 04 de fevereiro de 2025, apenas pela internet, por meio do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. Haverá cobrança de inscrição no valor de R$ 100,00.

Haverá isenção da taxa para o candidato que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, for doador de sangue, de medula óssea, for doadora de leite materno e for eleito nomeado e convocado.

Provas

A seleção dos candidatos compreenderá três avaliações:

Prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório
Prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório
Prova de títulos de caráter classificatório.

As provas objetivas serão realizadas no dia 23 de fevereiro, nos locais e horários divulgados no dia 19 de fevereiro pelo site do Instituto AOCP.

Gabaritos

A divulgação dos gabaritos preliminares ocorrerá no dia 24 de fevereiro pelo site da banca.

Validade

O concurso, para todos os efeitos, tem validade de 2 anos contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

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