Apostila Completa Prefeitura de Palmas Agente Comunitário de Saúde 2024 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Prefeitura de Palmas Agente Comunitário de Saúde Apostila Concurso Prefeitura de Palmas Agente Comunitário de Saúde 2024 PDF Download Agente Comunitário de Saúde (ACS).
Apostila Prefeitura de Palmas – Saúde Agente Comunitário de Saúde 2024 para Download
Apostila Prefeitura de Palmas Agente Comunitário de Saúde / Prefeitura de Palmas (SMS Palmas) Agente Comunitário de Saúde 2024 PDF Download + CONTEÚDO EXTRA GRÁTIS
Inscrições: Serão realizadas entre os dias 05/02/2024 a 01/03/2024.
Taxa de inscrição: R$ 140,00
Vagas: 326
Salário: R$ 1.827,00
Prova: Está prevista para ser realizada no dia 28/04/2024.
Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!
Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.
Conteúdo da Apostila
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de textos; 2. Tipologia textual; 3. Ortografia oficial; 4. Acentuação gráfica; 5. Emprego das classes de palavras; 6. Emprego do sinal indicativo de crase; 7. Sintaxe da oração e do período; 8. Pontuação; 9. Concordância nominal e verbal. 10; Regência nominal e verbal; 11. Significação das palavras; 12. Redação de correspondências oficiais.
LEGISLAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
1. SUS: conceitos, fundamentação legal, financiamento, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. 2. Organização do Sistema Único de Saúde − SUS: comissões intergestores, Conselhos Nacionais e suas respectivas composições. 3. Controle Social: organização social e comunitária. Sistema Único de Saúde e Política Social. 4. Constituição
Federal de 1988 (Arts. 196 ao 200). 5. Lei Orgânica de Saúde – Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 6. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde e da outras providências. 7. Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde – SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. 8. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO TOCANTINS
1. Povoamento e expansão através da exploração do ouro, da navegação, das atividades de mineração e da agropecuária. O processo de criação do Estado e suas diferentes fases (períodos Colonial, Imperial e Republicano). A construção da Rodovia Federal BR-153 e seus impactos na economia e sociedade tocantinenses. Organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes; patrimônio histórico e cultural, manifestações culturais; movimentos políticos; estudo da população e sua dinâmica populacional, migração, estrutura etária; indígenas e quilombolas; vegetação, clima, hidrografia e relevo; matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte; unidades de conservação; 2. História e Geografia de Palmas: localização geográfica e divisão política, vegetação, hidrografia e clima, meio ambiente e população; urbanização e sociedade. Poderes: judiciário, legislativo e executivo. Símbolos: brasão, bandeira e hino; patrimônio histórico.
LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
1. Lei Orgânica do Município de Palmas, Disposições Preliminares: Do Município, Da Competência, Das Vedações; Da Organização dos Poderes: Do Processo Legislativo: Disposições Gerais, Das Emendas à Lei Orgânica, Das Leis, Da Fiscalização Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial; Do Poder Executivo: Das Atribuições do Prefeito, Das Atribuições dos Secretários Municipais, Procuradoria Geral do Município; Da Organização do Governo Municipal: Da Administração Municipal, Do Registro dos Atos Administrativos, Dos Bens Municipais; 2. Lei Complementar nº 008/99, de 16 de novembro de 1999 (Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:
1.1. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde princípios que regem sua organização; 2. Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; 3. Visita domiciliar. Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos. Interpretação demográfica. Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência; 4. Indicadores epidemiológicos; 5. Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doença da população; 6. Critérios operacionais para definições de prioridades: indicadores socioeconômicos, culturais e epidemiológicos; 7. Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; 8. Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade; 9. Cuidados com o meio ambiente e saneamento básico; 10. Noções sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e infecção pelo HIV; 11. Problemas clínicos prevalentes na atenção primária: noções de tuberculose, hanseníase, dengue, hipertensão e diabetes mellitus, diarréia e desidratação; 12. Vacinas; 13. Aparelho reprodutor masculino e feminino; gravidez e planejamento familiar; 14. Sistema de informação em saúde: SIM, SINAN, SISAB/ e-SUS, SINASC, SIA; 15. Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processos migratórios, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infraestrutura básica; 16. Promoção da saúde, conceitos e estratégias; 17. Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; 18. Formas de aprender e ensinar em educação popular; 19. Cultura popular e sua relação com os processos educativos; 20. Lideranças: conceitos, tipos e processos de constituição de lideres populares; 21. Pessoas com deficiência: abordagem, medidas facilitadoras de inclusão social e direitos legais; 22. Programas Nacionais de Saúde: Saúde Mental, Assistência Farmacêutica; Saúde da Criança, Saúde da Mulher; Saúde do idoso e da pessoa com deficiência, Saúde Ambiental, Saúde da população negra; 23. Estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso; 24. Noções de ética e cidadania; 25. Política de Humanização do SUS; 26. Modelos de atenção à saúde: Atenção primária de saúde/atenção básica à saúde: estratégia de saúde da família e saúde bucal ; Politica Nacional da Atenção Básica( Portaria Nº 2436 de 21 de setembro de 2017),EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde); Equipe Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde eMulti, SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar); 27. Regulamentação da Profissão de Agente Comunitário de Saúde: Lei Federal nº 11.350/2006. Lei Federal nº 13.595 de 05 de janeiro de 2018, Lei Federal nº 14.536 de 2023. Lei Orgânica da Saúde – Leis n. 8.080/1990 e n. 8.142/1990.
Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
Atribuições do cargo de Agente Comunitário de Saúde
O que faz o Agente Comunitário de Saúde da Prefeitura de Palmas? O Agente Comunitário de Saúde é responsável pelo exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS e sob supervisão do gestor municipal, dentre outras previstas nas Portarias Ministeriais.
Sobre o Concurso da Prefeitura de Palmas – TO 2024
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Palmas, no estado do Tocantins. A prefeitura visa o preenchimento de 927 vagas para formação de nível médio, técnico e superior.
Vagas
As vagas serão destinadas aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combates as Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente de Serviços em Saúde, Técnico em Saúde – Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Saúde – Protético Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor Sanitário – Biologia, Inspetor Sanitário – Biomedicina, Inspetor Sanitário – Enfermagem, Inspetor Sanitário – Farmácia, Inspetor Sanitário – Fisioterapia, Inspetor Sanitário – Fonoaudiologia, Inspetor Sanitário – Medicina, Inspetor Sanitário – Medicina Veterinária, Inspetor Sanitário – Nutrição, Inspetor Sanitário – Odontologia, Inspetor Sanitário – Engenharia de Alimentos, Médico, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Citologista/Citotécnico, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Endocrinologista Pediatra, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Hepatologista, Médico Infectologista, Médico Nefrologista, Médico Neurologista, Médico Neuropediatra, Médico Ortopedista, Médico Patologista, Médico Pediatra, Médico Pneumo Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Ultrassonografista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Serão reservadas vagas para as pessoas negras e pessoas com deficiência, desde que se enquadrem nos requisitos específicos descritos no edital.
Inscrições
Os interessados poderão realizar suas inscrições até as 19h do dia 1º de março de 2024, apenas de maneira online por meio do endereço eletrônico da COPESE, responsável pela organização do certame.
Para que as candidaturas sejam homologadas será necessário efetuar o pagamento de taxa com valores entre R$ 140,00 a R$ 190,00. A isenção pode ser solicitada entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2023.
Prova
A classificação dos concorrentes acontecerá por meio de prova objetiva, prevista para acontecer em 28 de abril de 2024.
Validade
O prazo de validade do concurso público para aproveitamento da lista de aprovados será de dois anos, podendo ainda, ser prorrogado.
Concurso Prefeitura de Palmas 2024. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!
Adquira já a sua apostila para concurso da Prefeitura Municipal de Palmas / TO, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. São 326 vagas, remuneração de R$ 1.827,00. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio.
A presente apostila para concurso público prefeitura de palmas agente comunitário de saúde 2024, está com sua legislação pertinente atualizada.