Apostila Prefeitura de Bauru Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente 2025

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Apostila Prefeitura de Bauru Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente 2025 para Download

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Conteúdo da Apostila

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Programa
1. Gestão e utilização de recursos e materiais de apoio às atividades de atendimento
1.1 Materiais de escritório
1.2 Estrutura física (mobiliário e patrimônio físico do local de trabalho)
1.3 Controle e gestão de arquivos físicos
1.4 Controle e gestão de arquivos digitais
2. Gestão de Documentos
2.1 Tipos de documentos (fichas cadastrais, prontuários, exames, dossiês, processos, comunicados, memorandos e informativos)
2.2 Gestão, controle e organização de documentos
3. Representações gráficas
3.1 Organograma
3.2 Fluxo de trabalho
4. Hierarquia
4.1 Cadeia de comando
4.2 Princípio de autoridade
4.3 Estrutura organizacional
5. Comunicação
5.1 Comunicação verbal e não verbal
5.2 Comunicação interna
5.3 Clareza nas informações
6. Relação com o público
6.1 Regras de atendimento ao público
6.2 Excelência no atendimento ao público
6.3 Procedimentos para recepção, condução e orientação ao público
6.4 Atendimento ao público com deficiência física e/ou intelectual
6.5 Atendimento telefônico
7. Atendimento humanizado
7.1 Acolhimento humanizado
7.2 Condução e orientação humanizada
8. Postura profissional
8.1 Postura profissional
9. Ética no ambiente de trabalho
9.1 Conduta profissional
9.2 Relacionamento interpessoal
10. Conflitos
10.1 Características do conflito (saudável ou prejudicial, funcional ou disfuncional)
10.2 Gestão do conflito
10.3 Ética e sua relação com a gestão de conflitos (padrão de conduta).

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão/Interpretação de textos.
2. Emprego de Vocabulário.
3. Acentuação gráfica e Ortografia – de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
4. Morfologia (classes de palavras) – substantivo, adjetivo, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e numeral.
5. Estudo da frase, oração e período simples. Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado. Termos integrantes: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento Nominal e Agente da passiva Termos acessórios: Adjunto adnominal, Adjunto adverbial, Aposto. Vocativo. Concordância Verbal e Nominal.
6.Usos dos sinais de pontuação.
7.Denotação e Conotação: as figuras de linguagem.

INFORMÁTICA

1. Sistema Operacional: Microsoft Windows (versão 10 ou superior) ou Linux Ubuntu (versão 18.04 ou superior).
2. Manipulação de Arquivos e Pastas: Criação e organização de pastas (diretórios), arquivos e atalhos; utilização da área de trabalho e área de transferência.
3. Gerenciamento de Informações: Conceitos e práticas de organização e administração de arquivos, pastas e programas.
4. Pacotes de Escritório: Office 365, Office 2019, LibreOffice e WPS Office.
5. Processador de Texto: Word — edição e formatação de textos.
6. Planilhas Eletrônicas: Excel — criação, edição e manipulação de dados.
7. Editor de Apresentações: PowerPoint — elaboração de slides e apresentações.
8. Conceitos de Informática: Fundamentos de hardware e software.
9. Tecnologias de Internet e Intranet: Conceitos básicos, protocolos web, navegação na World Wide Web, utilização de navegadores e estratégias de busca e pesquisa na web.
10. Ferramentas de Colaboração Online: Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns, wikis e outras plataformas colaborativas.
11. Plataformas de Videoconferência: Uso de ferramentas para reuniões e eventos virtuais.
12. Segurança da Informação: Proteção contra vírus, ataques cibernéticos e práticas de segurança digital.
13. Acesso Remoto: Conceitos e ferramentas para acesso remoto a computadores.
14. Computação em Nuvem: Noções e práticas de uso de tecnologias baseadas em nuvem.
LEGISLAÇÃO
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – (Artigos: 1º ao 11; 29 ao 31; 37 ao 41). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
2. Lei Orgânica Municipal – (Artigos: 1º ao 5º; 8º ao 16; 27 ao 49; 51; 69; 70; 93 ao 95; 188; 195), com as alterações legislativas modificativas posteriores, todas disponíveis em: https://www2.bauru.sp.gov.br/administracao/concursos/legislacoes.aspx
3. Lei Municipal nº 3.601, de 27 de julho de 1993 – Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Bauru – (na íntegra). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=3740#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/3740_texto_integral.odt?1656552842.91
4. Lei Municipal nº 5.804, de 10 de novembro de 2009 – Regula Atos e Processos Administrativos no Âmbito da Administração Pública Municipal – (na íntegra). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=5984#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/5984_texto_integral.odt?1656768503.16
5. Lei Municipal nº 1.574, de 07 de maio de 1971 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Bauru – (na íntegra). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=1635#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/1635_texto_integral.odt?1656769463.4
6. Lei Municipal nº 3.781, de 21 de outubro de 1994 – Dispõe sobre o Direito de Petição e sobre o Regime Disciplinar do Servidor Público Municipal de Bauru – (Artigos 14 ao 115). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=3921#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/3921_texto_integral.odt?1656769525.54
7. Lei Municipal nº 4.830, de 17 de maio de 2002 – Transforma o Serviço de Previdência dos Municipiários de Bauru – SEPREM – na Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – FUNPREV – (Artigo 1º; 2º; 3º; 4º; 17; 19; 49 ao 61). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=5012#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/5012_texto_integral.odt?1656769568.47
8. Lei Municipal nº 5.975, de 1º de outubro de 2010 – Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salário – PCCS; sobre o reenquadramento, sobre a reconfiguração das carreiras, sobre a instituição de jornadas especiais, sobre a criação de nova grade salarial para os cargos efetivos e em comissão, sobre a extinção de adicionais, produtividades e gratificações dos servidores públicos municipais, exceto os cargos específicos da área de saúde e de educação – (na íntegra). Disponível em: https://sapl.bauru.sp.leg.br/generico/viewerJS/viewerJS_index_html?cod_norma=6155#https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_docu
mentos/norma_juridica/6155_texto_integral.odt?1662414609.9
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Atribuições do cargo de Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente

O que faz o Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente da Prefeitura de Bauru? O Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente é responsável por realizar atendimento ao público; preencher, separar, arquivar fichas, prontuários e documentos em geral, de acordo com a área de atuação. Oferecer informações. Atender telefone. Notificar familiares da internação ou entrada no pronto socorro, orientar familiares referente a alunos. Prestar orientações ao público em geral. Conduzir público para local apropriado. Conduzir as pessoas para sala de atendimento, exames, sala de aula ou locais diversos. Auxiliar os deficientes a se direcionarem até local indicado. Chamar os profissionais da equipe em caso de necessidade de atendimento imediato. Agendar consultas, exames, provas e compromissos. Advertir ao público caso entrem ou circulem em locais específicos aos funcionários ou cometam outras irregularidades (fumar, destruir patrimônio, realizar visitas fora do horário, etc). Entregar crachá de visitante ou paciente na portaria. Preencher ficha cadastral (manual ou digital). Solicitar documentos para confirmação dos dados. Preencher os prontuários, dossiês ou processos. Procurar histórico clínico, fichas, pastas ou processos. Separar exames, fichas, pastas ou processos e encaminhar ao profissional que irá realizar o atendimento. Fazer listagens dos pacientes que foram internados, que receberam alta, que serão atendidos, etc. Numerar e recolher as fichas e exames dentro do estabelecimento. Efetuar a recepção e encaminhamento de documentos. Arquivar fichas, exames e documentos. Eventualmente auxilia em outras atividades afins.

 

 

Sobre o Concurso da Prefeitura de Bauru – SP 2025

 

A Prefeitura Municipal de Bauru, cidade do estado de São Paulo, publicou dois novos editais de concursos públicos visando o preenchimento de vagas para cargos de nível fundamental e médio.

Vagas

As chances são para os cargos de:

Edital Nº 01/2025: Assistente em Gestão Administrativa e Serviços – Atendente;
Edital Nº 02/2025: Agente Educacional – Inspetor de Alunos.

Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal no valor que varia de R$ 1.317,92 a R$ 1.481,71, além do vale compra no valor de R$ 1.100,00.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 3 de fevereiro de 2025 até às 16h do dia 13 de fevereiro de 2025, observado o horário de Brasília – DF, no site do Município de Bauru.

O valor da taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 35,00. Aqueles que desejam a isenção do valor, devem solicitar entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2025.

Provas

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio de prova objetiva, previstas para os dias 16 de março de 2025 e 6 de abril de 2025, de acordo com o cargo desejado.

Validade

O prazo de validade dos Concursos Públicos será de dois anos, a contar da data de sua Homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração Pública.

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A presente apostila para concurso público prefeitura de bauru assistente em gestão administrativa e serviços – atendente 2025, está com sua legislação pertinente atualizada.

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