Apostila Pref Belo Horizonte Professor(a) Municipal 2021

Apostila Completa Prefeitura de Belo Horizonte Professor(a) Municipal 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental 2021 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Prefeitura de Belo Horizonte Professor(a) Municipal 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental Apostila Concurso Prefeitura de Belo Horizonte Professor(a) Municipal 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental 2021 PDF Download Professor(a) Municipal 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental.

 

Apostila Prefeitura de Belo Horizonte Professor(a) Municipal 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental 2021 para Download

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Conteúdo da Apostila

 

CONHECIMENTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
1. A função social da escola na perspectiva de garantia de direitos: aprendizagem, inclusão, democracia e cultura.
Objetivo do item: Compreender a educação como um direito subjetivo, enfatizando a perspectiva da inclusão escolar e do respeito às diferenças socioculturais.
2. Os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação escolar.
Objetivo do item: Reconhecer os processos avaliativos como ação política e pedagógica de caráter formativo, inclusivo e processual, que demanda a compreensão global da trajetória escolar dos estudantes, dos seus modos de apropriação do conhecimento e de suas formas de expressão.
3. A Lei Federal nº 9.394/1996 e a legislação educacional brasileira: seus avanços e suas perspectivas para a fundamentação político-jurídica da educação.
Objetivo do item: Compreender a importância dos fundamentos legais e normativos da educação nacional, a fim de construir uma escola democrática e inclusiva.
4. Planejamento docente e organização do trabalho pedagógico na concretização de uma educação de qualidade social.
Objetivo do item: Compreender concepções e metodologias que referenciam a construção do planejamento docente, tendo como referência a política educacional do Município, o Projeto Político-Pedagógico e a proposta de ensino-aprendizagem da escola.
5. Referenciais curriculares para o ensino na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Objetivo do item: Conhecer os referenciais que fundamentam a organização curricular da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para Rede Municipal de Educação em Tempos de Pandemia, Currículo Mineiro, Base Nacional Comum Curricular).
6. Educação Integral como fator de qualidade social no atendimento educacional.
Objetivo do item: Compreender os princípios e conceitos político-pedagógicos da Educação Integral e de sua trajetória no Brasil, abordando aspectos do currículo integral, da importância dos territórios educativos, da gestão democrática e participativa e da formação integral dos sujeitos.
7. Letramento como responsabilidade de todas as áreas de conhecimento.
Objetivo do item: Dominar a concepção do letramento como fundamento para o exercício da cidadania: vinculação entre leitura e escrita, bidialetismo, superação do preconceito linguístico, reconhecimento dos diferentes usos sociais e culturais da oralidade, da leitura e da escrita nos processos de ensino-aprendizagem em sua correlação com a vida e com as diversas áreas de conhecimento.
8. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e cultura digital no contexto escolar.
Objetivo do item: Compreender a necessidade de desenvolver práticas educacionais e de ensino-aprendizagem voltadas para a apropriação do letramento digital e para o uso consciente das tecnologias da
informação e da comunicação no mundo contemporâneo.
Bibliografia sugerida:
BELO HORIZONTE, Secretaria Municipal de Educação. Avaliação na Educação Infantil: Desafios da Prática. Belo Horizonte. 2009. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1A61tdHMb6hIwX2aa1CicNTyBwxvpVrx1/view. Acesso em 03/05/2021.
BELO HORIZONTE, Secretaria Municipal de Educação. Desafios da Formação. Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Belo Horizonte. 2009. v.01 Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1LCb9OupWJlUKtmIWYQQajkyd7pDMs2m2/view. Acesso em 03/05/2021.
BELO HORIZONTE, Secretaria Municipal de Educação. Desafios da Formação. Proposições Curriculares para a Educação Infantil . Belo Horizonte. 2009. v.02 Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1vfYp3cuAcxufq3PhosBvOFkqqiIlp_9p/view. Acesso em 03/05/2021.
CARVALHO, Levindo D.; SILVA, Rogério Correa da. Educação Integral nas Infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. 2017. Disponível em :
https://educacaointegral.org.br/especiais/escola-infancia/wp-content/uploads/2017/08/educacao-integral-nas-infancias-comprimido.pdf. Acesso em 13/05/2021
COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2001.
LUCKESI, C. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2 ed. Campinas: Papirus, 2007. 174 p.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p.
SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as múltiplas facetas. Disponível em: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:797fe98e-0d88-4a2a-8ad0-4cf413f72b0a. Acesso em
13/05/2021
STREET, Brian V. Os novos estudos sobre letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2007.
VEIGA, Ilma P.A. Escola, currículo e ensino. In: I.P.A. Veiga e M. Helena Cardoso (org.). Escola fundamental: Currículo e ensino. Campinas, Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. As múltiplas facetas do processo de alfabetização e letramento.
Objetivo do item: Compreender a alfabetização e o letramento como processo multifacetado no qual se destacam três principais facetas de inserção e participação no mundo da escrita: as facetas linguística, interativa e sociocultural da língua escrita.
2. Eixos estruturantes e práticas pedagógicas de alfabetização e letramento.
Objetivo do item: Compreender os eixos estruturantes do processo de alfabetização (produção de textos, cultura escrita, leitura e apropriação do sistema de escrita alfabética), com foco em atitudes favoráveis à cultura escrita, como base para a organização das práticas pedagógicas voltadas para a aquisição da língua escrita, pautadas na compreensão leitora e na produção de textos em situações significativas para os estudantes dos anos iniciais de ensino fundamental.
3. Psicogênese da escrita.
Objetivo do item: Demonstrar domínio teórico-metodológico da compreensão psicogenética do processo de apropriação da escrita pelos sujeitos, a partir da construção/reconstrução de hipóteses formuladas com base em conhecimentos prévios e interações socioculturais com o mundo grafocêntrico, que revelam as fases/níveis de desenvolvimento da criança (e dos adultos) no processo de alfabetização.
4. Letramento literário e trabalho com a literatura na escola.
Objetivo do item: Compreender a necessidade de promover o contato do leitor com obras literárias, a constituição de comunidades leitoras, a diversificação do repertório literário e a realização de atividades de leitura como ações fundamentais para a efetivação da prática pedagógica do letramento literário na escola, com o objetivo de assegurar a apropriação da linguagem literária e a formação do leitor literário.
5. Cultura escrita digital e processo de alfabetização e letramento. Objetivo do item: Compreender o processo de alfabetização e letramento em ambientes digitais e multimodais como formas de ler e escrever relacionadas às demandas da escrita e seus diversos suportes (impressos ou digitais), percebendo como as inovações tecnológicas influenciam as formas simbólicas e materiais de apropriação da leitura e da escrita, bem como a formação docente e as práticas pedagógicas.
6. Organização do trabalho com a alfabetização e letramento: planejamento, avaliação educacional e acompanhamento da aprendizagem.
Objetivo do item: Compreender a avaliação diagnóstica e formativa dos estudantes, a elaboração do planejamento e a organização didática e pedagógica como ações fundamentais para o trabalho com a alfabetização e letramento na escola, considerando os eixos/práticas e as capacidades a serem desenvolvidas pelos alfabetizandos, bem como a organização dos tempos/espaços e da materialidade necessária ao processo de apropriação da leitura e da escrita.
7. Alfabetização Matemática e Numeramento: o ensino da matemática, o brincar e o uso de jogos pedagógicos.
Objetivo do item: Compreender a importância da alfabetização matemática e do numeramento para que os estudantes desenvolvam a capacidade de utilizar competências, ferramentas, conceitos, procedimentos e fatos matemáticos para solucionar demandas práticas do cotidiano, como resolver problemas, interpretar e analisar informações apresentadas em gráficos, diagramas, tabelas, entre outras formas de representação matemática de dados e Demonstrar conhecimentos metodológicos sobre a proposição de situações-problema instigantes e desafiadoras, utilizando recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, com o objetivo de levar os estudantes a utilizar o pensamento lógico na construção de hipóteses e estratégias para a apropriação de conceitos e procedimentos matemáticos referentes a números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
8. Ensino e aprendizagem de conhecimentos sobre Ciências Naturais e Humanas.
Objetivo do item: Demonstrar conhecimentos metodológicos sobre a elaboração de propostas pedagógicas interdisciplinares voltadas para o ensino e a aprendizagem de temas relativos ao mundo físico e biológico, à cultura corporal do movimento, às formas de expressão artística e cultural, à história do Brasil, incluindo o estudo das culturas afro-brasileira e indígena.

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Sobre o Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte – MG 2021

 

Divulgado o edital de concurso público para a Prefeitura de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Com 251 vagas na Secretaria Municipal de Educação (SMED), o concurso SMED Belo Horizonte oferece oportunidades para candidatos com formação de nível superior na área da educação e terá inscrições de dezembro até janeiro do próximo ano.

Inscrições

As inscrições no concurso da SMED de Belo Horizonte estarão abertas entre as 09h do dia 21 de dezembro de 2021 até as 23h59min do dia 20 de janeiro de 2022, exclusivamente pela internet no site do Instituto AOCP – http://www.institutoaocp.org.br/.

Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 para todos os cargos. O pagamento da taxa deverá ser realizado até 21 de janeiro de 2022.

O candidato poderá realizar inscrição presencialmente nos computadores disponibilizados pelo Instituto AOCP, das 9h às 17h em dias úteis, no endereço Av. Prudente de Morais, 755 – Santo Antônio, Belo Horizonte-MG.

Provas

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em Belo Horizonte-MG na data provável de 20 de fevereiro de 2022, em local e horário a serem informados por meio de edital publicado a partir de 15 de fevereiro no site da banca organizadora.

Validade

O concurso da Prefeitura de Belo Horizonte-MG terá validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Belo Horizonte 2021. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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A presente apostila para concurso público prefeitura de belo horizonte professor(a) municipal 1º e 2º ciclos do ensino fundamental 2021, está com sua legislação pertinente atualizada.