Atribuições do cargo de Administrador – Classe A, Padrão I
O que faz o Administrador – Classe A, Padrão I da Polícia Federal? O Administrador – Classe A, Padrão I é responsável por realizar atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e gestão de projetos e de procedimentos sobre administração pública, de pessoal, material, orçamento, contratações públicas, organização e métodos.
Sobre o Concurso da Polícia Federal (PF) 2025
Foi publicado o mais novo edital de concurso público da Polícia Federal para a área administrativa. O certame conta com 192 vagas, mais formação de cadastro reserva em 15 diferentes cargos de nível médio e superior. A coordenação do certame está a cargo do Cebraspe.
Onde será a lotação dos aprovados?
As vagas serão para lotação nos estados do Distrito Federal, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Pará, Roraima, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Alagoas, Amapá e São Paulo.
Vagas
As oportunidades são para: Administrador, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Estatístico, Farmacêutico, Médico Clínico, Médico Ortopedista, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Psicólogo Organizacional, Técnico em Assuntos Educacionais – Área: Pedagogia, Técnico em Comunicação Social e Agente Administrativo.
Inscrições
As inscrições no concurso vão das 10h do dia 29 de abril até as 18h do dia 21 de maio de 2025, pelo site http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_25_adm
As taxas de inscrição foram fixadas em R$ 90 para cargo de Agente Administrador e R$ 110 para os demais cargos.
Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato que for membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico ou doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. O prazo para fazer a solicitação da isenção vai de 29 de abril a 5 de maio de 2025.
Provas
Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação, sendo:
Provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Federal estão marcadas para o dia 29 de junho de 2025 e serão realizados nas 27 capitais das Unidades da Federação, nos locais e horários divulgados no dia 16 de junho.
As provas objetivas terão 120 questões de Certo ou Errado valendo 120 pontos. A nota em cada item das provas objetivas será 1 ponto, caso a resposta do candidato esteja correta; 1 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja incorreta; e 0 ponto caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
A prova discursiva valerá 20 pontos e consistirá em redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos para os cargos de superior e a atualidades para o cargo de nível médio.
Gabaritos e validade
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo Cebraspe a partir das 19 horas do dia 01 de julho. Os resultados das provas sairão no dia 06 de agosto.
Validade
O concurso da Polícia Federal terá validade de dois anos para chamar aprovados, podendo ser prorrogado por igual período.