Sobre o Concurso da PM – SP 2025
A Polícia Militar do estado de São Paulo lançou um novo concurso público com oferta de 165 vagas para Aluno-Oficial PM no Curso de Formação de Oficiais (PMSP CFO). A organização do certame está sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas – FGV.
Quem pode participar?
Pode participar do concurso, o candidato precisa ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,60m se homem e 1,55m se for mulher.
Terá vagas para pessoas com pessoas com deficiência?
As vagas são para candidatos de ambos os sexos e não haverá reserva para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções policiais.
Pode ter tatuagens na PM-SP?
O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando:
Divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
Fizer alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso ou ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
Inscrições
As inscrições no concurso serão feitas das 10h do dia 28 de abril até às 23h59min de 02 de junho de 2025, via internet, pelo site https://conhecimento.fgv.br/concursos/cfopmesp26. A taxa de inscrição custa R$ 150,00.
No ato da inscrição o candidato deverá indicar entre os municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo ou Sorocaba para a realização da prova escrita objetiva.
O candidato terá isenção total da taxa de inscrição se, no momento da inscrição, comprovar que doou sangue pelo menos 3 vezes nos últimos 12 meses.
Provas
O concurso constará de várias etapas de avaliação, envolvendo:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório;
Exames de aptidão física, de caráter eliminatório;
Exames de saúde, de caráter eliminatório;
Exames psicológicos, de caráter eliminatório;
Avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, de caráter eliminatório;
Análise de documentos, de caráter eliminatório.
As provas objetiva e dissertativa serão realizada no dia 13 de julho de 2025, no período da tarde, nas cidades acima citadas. A confirmação da data e horário e as informações sobre local para a realização da prova objetiva serão divulgadas oportunamente pela organizadora FGV.
A prova dissertativa será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
Teste de Aptidão Física – TAF
O teste terá os seguintes exercícios e índices:
Teste de condicionamento físico geral (A) e Teste de habilidade específica (B) Índice de Suficiência Física (ISF)
Masculino (M) Feminino (F)
(A)-Flexão na barra fixa (M) / Isometria na barra fixa (F) 3 repetições 07″00
(A)-Abdominal remador 36 repetições 32 repetições
(A)-Corrida de 50 metros 08″25 09″50
(A)-Corrida de 2.400 metros 13’00″ 15’00″
(B)-Natação 50 metros – estilo livre 1’05″ 1’05″
Validade
O concurso público terá validade de três meses, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.