Sobre o Concurso do Ministério Público da União (MPU) 2025
O Ministério Público da União (MPU), publicou edital de concurso público visando o provimento de 152 vagas, além de formar cadastro de reserva em cargos de nível superior nas funções de Analista e Técnico do MPU em vários estados. A Fundação Getúlio Vargas – FGV é a responsável pela coordenação do certame.
Vagas
As vagas são para os seguintes cargos: Analista do MPU – Direito, Analista do MPU – Atuarial, Analista do MPU – Biblioteconomia, Analista do MPU – Clínica Médica, Analista do MPU – Comunicação Social, Analista do MPU – Desenvolvimento de Sistemas, Analista do MPU – Enfermagem, Analista do MPU – Ginecologia, Analista do MPU – Odontologia, Analista do MPU – Oftalmologia, Analista do MPU – Perito em Antropologia, Analista do MPU – Perito em Arquitetura, Analista do MPU – Perito em Biologia, Analista do MPU – Perito em Contabilidade, Analista do MPU – Perito em Economia, Analista do MPU – Perito em Engenharia Agronômica, Analista do MPU – Perito em Engenharia Civil, Analista do MPU – Perito em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista do MPU – Perito em Engenharia Elétrica, Analista do MPU – Perito em Engenharia Florestal, Analista do MPU – Perito em Engenharia Mecânica, Analista do MPU – Perito em Engenharia Sanitária, Analista do MPU – Perito em Geografia, Analista do MPU – Perito em Geologia, Analista do MPU – Perito em Medicina do Trabalho, Analista do MPU – Perito em Oceanografia, Analista do MPU – Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação, Analista do MPU – Psicologia, Analista do MPU – Serviço Social, Analista do MPU – Suporte e Infraestrutura, Analista do MPU – Junta Médica em Psiquiatria, Analista do MPU – Arquivologia, Técnico do MPU – Polícia Institucional, Técnico do MPU – Enfermagem e Técnico do MPU – Administração.
Haverá ainda uma reserva de 10% das vagas para as pessoas com deficiência, 20% para os candidatos negros e 10% para indígenas e quilombolas.
Inscrições
As inscrições no concurso ficarão abertas pelo site da FGV – https://conhecimento.fgv.br/concursos/mpu2025 a partir das 16h do dia 13 de janeiro até as 16h do dia 27 de fevereiro de 2025.
O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 95,00 para os cargos de Técnico e R$ 120,00 para cargos de Analista do MPU.
O inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doador de medula óssea pode pedir isenção da taxa de inscrição das 16h do dia 13 de janeiro até as 16h do dia 15 de janeiro.
Provas
O concurso terá várias etapas de avaliação, sendo:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório exceto para o cargo de Técnico do MPU/Polícia Institucional;
Teste de aptidão física apenas para o cargo de Técnico do MPU/Polícia Institucional, de caráter eliminatório.
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas em todas as capitais do País no dia 04 de maio de 2025, das 8h as 12h30min para os cargos de Analista e das 15h as 19h30min para Técnico do MPU.
Validade
A validade do concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais dois anos. Os aprovados serão convocados assim pelos próximos 4 anos, caso haja prorrogação da validade do concurso e conforme a ordem final de classificação.