Sobre o Concurso do IDEMA – RN 2025
Foi divulgado o mais novo concurso público do Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA – RN). O Instituto visa prover 180 vagas para servidores nas carreiras de Analista Ambiental, Fiscal Ambiental e Analista Administrativo. O Instituto AOCP é o responsável pela coordenação do certame.
Vagas
São 125 vagas de ampla concorrência, 19 para pessoas com deficiência e outras 36 reservadas aos candidatos negros.
As chances são para os cargos de: Analista Ambiental, Aquicultor, Antropólogo, Arqueólogo, Arte Educador, Arquiteto, Biólogo, Ecólogo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Minas, Engenheiro de Petróleo e Gás, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Geógrafo, Geólogo, Gestor Ambiental, Oceanógrafo, Pedagogo, Químico, Fiscal Ambiental, Analista Administrativo, Administrador, Bacharel em Direito, Contador, Ciência da Computação, Economia, Engenharia de Produção, Estatística, Jornalismo e Psicologia.
Inscrições
As inscrições no concurso poderão ser feitas no site da organizadora – www.institutoaocp.org.br das 09h do dia 28 de abril até as 14h do dia 06 de junho de 2025.
O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 150,00
Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato que:
Está inscrito no cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
Doador(a) de Medula Óssea;
Doador de Sangue;
Doadora de Leite Materno;
Eleitor Convocado e Nomeado pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte;
Pessoa com Deficiência.
O período de solicitação para a isenção de inscrição é do dia 28 de abril até as 17h do dia 02 de maio, pelo site citado.
Provas
O concurso terá duas etapas de avaliação, sendo:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão realizadas na cidade de Natal/RN no dia 27 de julho, nos locais e horários divulgados em 21 de julho.
Já a prova discursiva consistirá na elaboração de um parecer técnico que aborde sobre estudo de caso apresentado a partir das atribuições da área de formação do candidato.
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas saem a partir do dia 28 de julho.
Validade
A validade do concurso será de dois anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.