Apostila CREFONO 5 Analista Administrativo 2025

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Redação e correspondências oficiais. 7.1 Manual de Redação da Presidência da República.

RACIOCÍNIO LÓGICO
1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1 Conceitos básicos de hardware e software: funcionamento do computador; conhecimentos dos componentes principais. 2 Redes de Computadores: conceitos básicos. 3 Noções do Sistema Operacional Windows (10 e 11). 4 Conceitos gerais de segurança da informação: proteção contra vírus e outras formas de softwares ou ações intrusivas. 5 Dados: conceitos, atributos, métricas, transformação de dados. 6 Ciência de Dados: governança da informação. 7 Ferramentas de Produção Workspace (Power BI, Office, LibreOffice, Google Workspace).
ATUALIDADES
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ANALISTA ADMINISTRATIVO
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. 2 Direitos humanos na Constituição Federal. 3 Declaração Universal dos Direitos Humanos. 4 Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Administração direta e indireta. 1.1 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública.
ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LEGISLAÇÃO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 6 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA: 1 Teorias da administração. 2 Estruturação da máquina administrativa no Brasil desde 1930: dimensões estruturais e culturais. 3 Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. 4 Desburocratização. 5 Estrutura organizacional. 5.1 Organização, eficiência, eficácia, efetividade. 5.2 Níveis hierárquicos. 5.3 Papéis e competências gerenciais. 6 Novas tecnologias gerenciais. 6.1 Reengenharia e qualidade. 6.2 Impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. 7 Gestão de resultados. 8 Processo de solução de conflitos. 9 Aspectos comportamentais da organização: liderança, motivação, comunicação e desempenho. 10 Cultura organizacional. 11 Empreendedorismo
governamental e novas lideranças no setor público. 12 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 13 Excelência nos serviços públicos. 14 O paradigma do cliente na gestão pública. 15 Fundamentos de estratégia: o que é estratégia; quais as condições necessárias para se desenvolver a estratégia; quais são as questões-chave em estratégia. 16 Planejamento estratégico. 16.1 Conceitos, métodos e técnicas. 16.2 Modelos de gestão e estruturas organizacionais. 16.3 Planejamento institucional. 16.4 As escolas de planejamento estratégico. 16.5 Análise SWOT. 16.6 Indicadores e sistema de medição de desempenho organizacional. 16.7 Balanced Scorecard. 16.8 O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). 17 Planejamento tático. 18 Planejamento operacional. 19 Gestão de projetos. 19.1 Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos. 19.2 Metodologias ágeis. 19.3 Design Thinking. 20 Gestão de processos organizacionais. 20.1 Desenho, análise, padronização e melhoria de processos. 20.2 Cadeia de valor de organizações públicas. 21 Ciclo PDCA. 22 Benchmarking. 23 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 24 Governabilidade e governança. 25 Governo eletrônico. 26 Accountability. 27 Controle social e cidadania. 28 Gestão de Riscos. 28.1 Conceito e caracterização do risco. 28.2 Identificação do dano e suas causas. 28.3 Resposta ao risco. 28.4 Comunicação de risco. 28.5 Monitoramento dos fatores de risco. 28.6 Apetite ao risco. 29 Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação, implementação e avaliação de políticas. 29.1 As políticas judiciárias no Estado brasileiro contemporâneo. 30 Inovação. 31 Mudanças institucionais.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 O papel do Estado e a atuação do governo nas finanças públicas. 1.1 Formas e dimensões da intervenção da administração na economia. 2 Orçamento público e sua evolução. 2.1 Orçamento como instrumento do planejamento governamental. 2.2 Princípios orçamentários. 3 O orçamento público no Brasil. 3.1 Plano Plurianual. 3.2 Diretrizes orçamentárias. 3.3 Orçamento anual. 3.4 Sistema e processo de orçamentação. 3.5 Classificações orçamentárias. 4 Programação e execução orçamentária e financeira. 4.1 Acompanhamento da execução. 4.2 Sistemas de informações. 4.3 Alterações orçamentárias. 4.4 Créditos ordinários e adicionais. 5 Receita pública. 5.1 Categorias, fontes e estágios. 5.2 Dívida ativa. 6 Despesa pública. 6.1 Categorias e estágios. 6.2 Restos a pagar. 6.3 Despesas de exercícios anteriores. 6.4 Suprimento de fundos. 6.5 Lei Complementar nº 101/2000. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS: 1 Modelos de gestão de pessoas. 1.1 Administração de Pessoal. 1.2 Gestão estratégica de pessoas. 2 Os processos de gestão de pessoas. 2.1 Modelagem do trabalho – descrição e análise de cargos, modelos de desenho de cargos, coleta de dados sobre cargos 2.2 Recrutamento e seleção de pessoas 2.3 Treinamento e Desenvolvimento. 2.4 Gestão do desempenho. 2.4.1 Indicadores de desempenho. 3 Motivação. 4 Gestão por competências. 5 O indivíduo e o contexto organizacional: variáveis individuais, grupais e organizacionais. 5.1 Comportamento humano no trabalho: satisfação e comprometimento. 5.2 Equipes e grupos de trabalho. 5.3 Competência Interpessoal. 6 Gestão do conhecimento. 7 Qualidade de vida no trabalho. 8 Dimensionamento de pessoal.
NOÇÕES DE RECURSOS MATERIAIS: 1 Classificação de materiais. 1.1 Tipos de classificação. 2 Gestão de estoques. 3 Compras. 3.1 Modalidades de compra. 3.2 Cadastro de fornecedores. 4 Compras no setor público. 4.1 Edital de licitação. 5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferência. 5.3 Critérios e técnicas de armazenagem. 6 Gestão patrimonial. 6.1 Controle de bens. 6.2 Inventário. 6.3 Alterações e baixa de bens.
NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: 1 Arquivística: princípios e conceitos. 2 Gestão de documentos. 2.1 Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 2.2 Classificação de documentos de arquivo. 2.3 Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 2.4 Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 3 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 4 Preservação e conservação de documentos de arquivo. 5 Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
GESTÃO DE CONTRATOS: 1 Licitações e contratos administrativos: Lei nº 14.133/2021, conceito, princípios, contratação direta, modalidades, tipos e aspectos procedimentais. 1.1 Decreto nº 11.531/2023 e Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33/2023 (convênios e instrumentos congêneres). 1.2 Decreto nº 11.462/2023. 1.3 IN/MPOG nº 5/2017 e IN/SEGES/ME nº 98/2022. 2 Elaboração e fiscalização de contratos. 2.1 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 2.2 Papel do fiscalizador do contrato. 2.3 Papel do preposto da contratada. 2.4 Acompanhamento da execução contratual. 2.5 Registro e notificação de irregularidades. 2.6 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas.
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Atribuições do cargo de Analista Administrativo

O que faz o Analista Administrativo do CREFONO 5? O Analista Administrativo é responsável por:

1. Realizar atendimento telefônico, presencial e via e-mail aos profissionais de Fonoaudiologia, e demais usuários prestando informações diversas, e encaminhando a demanda ao setor responsável.

2. Processar diariamente o arquivo do banco e atualizar o sistema do conselho verificando se está tudo dentro da conformidade, gerando os devidos relatórios para a montagem da pasta de Receita.

3. Elaborar documentos diversos da área financeira e cobrança.

4. Conferir os débitos e os créditos feitos em conta corrente do Conselho, auxiliando a Assessoria Contábil na conciliação bancária das contas.

5. Receber e conferir a prestação de contas dos Suprimentos de Fundos.

6. Organizar os arquivos de pagamentos conferindo e controlando a documentação dos processos de pagamentos, verificando as notas fiscais, comprovantes, certidões e cheques.

7. Lançar pagamentos a serem feitos pelo Conselho no sistema do banco para posterior aprovação do Presidente e Tesoureiro.

8. Diariamente fazer e emitir os empenhos das despesas realizadas, proceder o pagamento, imprimir os comprovantes e anexar aos documentos pagos, arquivar em pasta própria obedecendo a cronologia das despesas, conforme exigência do TCU e do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

9. Fazer e emitir as liquidações dos empenhos, cujo pagamentos serão realizados no mês seguinte, no final de cada mês.

10. Atuar como agente de contratação nos processos de licitação do Conselho; dentre outras atribuições.

 

 

Sobre o Concurso CREFONO 5 2025

 

Foi divulgado o concurso público do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região (CREFONO 5), que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, visando o provimento de 4 vagas, mais formação de cadastro reserva em outros 86 postos para três cargos distintos. O Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia (Ibest) é o responsável por organizar o certame.

Onde será a lotação?

A lotação será na sede administrativa do CREFONO-5, localizada na Rua 242, QD. 71, LT. 04, Setor Coimbra, Goiânia, no estado de Goiás.

Vagas

As vagas são para os cargos de: Analista Administrativo, Fonoaudiólogo Fiscal e Auxiliar Administrativo.

Benefícios

O CREFONO-5 oferece ainda os seguintes benefícios:

Auxílio-alimentação, conforme acordo coletivo;
Vale-cultura, conforme acordo coletivo;
Auxílio-saúde, conforme acordo coletivo;
Auxílio-transporte e combustível, conforme acordo coletivo.

Inscrições

Para participar, as inscrições poderão ser feitas das 9 horas do dia de 10 de fevereiro de 2025 até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de março de 2025 por meio da internet, no endereço https://www.institutoibest.org.br

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 50,00 para o cargo de nível médio;
R$ 68,00 para os cargos de nível superior.

Haverá isenção do valor da taxa de inscrição somente para os candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea.

Provas

O concurso público compreenderá até três etapas de avaliações, veja quais:

Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório somente para os cargos de nível superior.

A prova objetiva será realizada na cidade de Goiânia-GO no dia 30 de março de 2025, no turno da manhã, nos locais e horários que serão divulgados no dia 24 de março, pelo endereço eletrônico https://www.institutoibest.org.br

Gabaritos

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico do concurso no dia 31 de março.

Validade

O prazo de validade do presente concurso público será de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a contar da data da homologação do certame, a critério do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região.

Concurso CREFONO 5 2025. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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Adquira já a sua apostila para concurso do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região / CREFONO 5, para o cargo de Analista Administrativo. Para formação de cadastro reserva, remuneração de R$ 2.637,03. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

A presente apostila para concurso público crefono analista administrativo 2025, está com sua legislação pertinente atualizada.

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