Sobre o Processo Seletivo CBM – RJ 2021
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ/CBM-RJ) publicou o edital de processo seletivo com 3.000 vagas em todo o estado para ingresso no serviço militar temporário voluntário (SMTV).
Do total de vagas abertas, 2.548 são para soldados e 452 para oficiais do quadro da saúde. Destas, 30% ficam reservadas para mulheres e mais 20% serão para os candidatos negros e índios.
O certame esta a cargo da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (FUNRIO) e a lotação se dará em Organização de Bombeiro Militar (OBM) localizada na Região escolhida no ato da inscrição.
Além da escolaridade, os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos para ocupar o posto de praça temporário e de 35 anos para oficial temporário.
Inscrições
As inscrições no concurso devem ser realizadas pela internet, por meio do endereço eletrônico da Funrio – www.funrio.org.br. O período de inscrições ainda será informado pela organizadora em breve.
Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 71,53 para o cargo de Soldado e R$ 95,31 para Oficial.
A FUNRIO disponibilizará ainda um Posto de Atendimento na Rua Professor Gabizo, 262 – Maracanã – RJ, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Provas
O processo seletivo terá as seguintes etapas de avaliação dos candidatos:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões para soldados e 60 para Oficiais;
Teste de aptidão física, de caráter eliminatório para todos os candidatos;
Teste de habilidades específicas, de caráter eliminatório, para a vaga de Soldado Guarda-Vidas;
Exame de saúde, de caráter eliminatório;
Curso de Formação de Soldado BME.
A Prova objetiva será realizada nas cidades de Rio de Janeiro, Petrópolis, Magé, Nova Friburgo, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Vassouras, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miracema, Macaé, Cabo Frio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Angra dos Reis, Itaguaí, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.
A data da realização da prova objetiva, assim como os horários de abertura e fechamento dos portões e o local de prova sairão em edital de convocação no Diário Oficial do Estado e pela Funrio – www.funrio.org.br.
Já o teste de aptidão física terá os seguintes exercícios:
Prova de corrida de meio fundo de 2.400m para todos os candidatos em 12 minutos;
Prova de flexão e extensão de membros superiores com apoio de frente sobre o solo – para os candidatos às vagas de Oficiais Temporários Voluntários: 30 repetições, no tempo de dois minutos;
Prova barra fixa (flexão e extensão para os candidatos às vagas de Praças): Promover o movimento por 3 vezes consecutivas para homens e 2 vezes consecutivas para mulheres, podendo encostar os pés no solo apenas após a finalização completa de todas as repetições do exercício;
Prova de abdominal: 30 repetições para todos os candidatos;
Prova de natação: 50 metros para todos os candidatos;
Prova de subida em corda lisa: 4m para homens e 3m para mulheres.
Curso de Formação
O Curso de Formação de Oficiais BM Temporários será realizado na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, situada à Avenida Brasil, nº 23.800, Bairro de Guadalupe, Rio de Janeiro.
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final. Veja o edital completo da seleção.