Apostila TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa 2023

Apostila Completa TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa 2023 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa Apostila Concurso TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa 2023 PDF Download Analista Judiciário – Área Administrativa.

 

Apostila TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa 2023 para Download

apostila-concurso-trt-sc-analista-judiciario-area-administrativa-2023

Apostila TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa / TRT SC Analista Judiciário – Área Administrativa 2023 PDF Download + CONTEÚDO EXTRA GRÁTIS

 

Inscrições: Serão realizadas entre os dias 31/07/2023 a 28/08/2023.

Taxa de inscrição: R$ 90,00

Vagas: Cadastro Reserva

Salário: R$ 8.046,85

Prova: Está prevista para ser realizada no dia 22/10/2023.

Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.

 

Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatísticas: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.

LEGISLAÇÃO

Lei nº 8.112/1990 e alterações: Das Disposições Preliminares; Do Provimento, Da Vacância, Da Remoção, Da Redistribuição e Da Substituição; Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração, Das Vantagens, Das Férias, Das Licenças e Dos Afastamentos; Do Regime Disciplinar: Dos Deveres, Das Proibições, Da Acumulação, Das Responsabilidades e Das Penalidades. Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Resolução CNJ n° 400/2021 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito constitucional: Da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais; vigência e eficácia das normas constitucionais. Controle de constitucionalidade: sistemas difuso e concentrado; ação direta de inconstitucionalidade; ação declaratória de constitucionalidade e arguição de descumprimento de preceito fundamental. Princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade; dos direitos políticos. Dos partidos políticos. Da organização do Estado: da organização político administrativa: da União. Das competências da União, dos Estados e dos Municípios. Da Administração Pública: disposições gerais; dos servidores públicos. Da Organização dos Poderes. Do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da República. Das atribuições e responsabilidades do Presidente da República. Do Poder Legislativo: do processo legislativo. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Do Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Conselho Nacional de Justiça: organização e competência; do Superior Tribunal de Justiça; Do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos Juízes do Trabalho; do Conselho Superior da Justiça do Trabalho: organização e competência. Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Pública.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Administração pública. Regime jurídico administrativo. Princípios constitucionais e legais da Administração Pública. Princípios administrativos implícitos. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942 com Redação dada pela Lei nº 12.376/2010) e sua aplicação na Administração Pública. Poderes da Administração Pública. Poderes e deveres dos administradores públicos. Uso e abuso do poder. Lei de abuso de autoridade (Lei nº 13.869/2019 e alterações) Organização da Administração Direta e Indireta. Órgãos públicos. Aspectos gerais da Administração Direta. Autarquias. Empresas públicas e sociedades de economia mista. Fundações públicas. Consórcios públicos. Agências. Entes de colaboração e entidades paraestatais. Ato administrativo. Conceito, características e atributos. Elementos e requisitos de validade. Classificação dos atos administrativos. Formação e efeitos. Extinção, revogação, invalidação e convalidação. Cassação e caducidade. Processo administrativo. Lei nº 9.784/1999 e alterações. Controle da administração pública. Classificações relativas ao controle da Administração Pública. Controle externo e procedimentos de tomadas de contas. Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992 com redação dada pela Lei nº 14.230/2021). Licitação. Conceito, natureza jurídica, objeto e finalidade. Princípios básicos e correlatos. Modalidades. Obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade. Procedimento licitatório. Anulação, revogação e recursos administrativos. Sanções e procedimento sancionatório. Crimes em licitações e contratos administrativos. Lei nº 14.133/2021. Contrato administrativo. Conceito, principais características e espécies. Formalização, execução e inexecução. Duração, prorrogação, renovação e extinção. Revisão e rescisão. Reajustamento. Convênios. Parcerias entre a Administração Pública e o terceiro setor. Serviço público. Conceito. Classificação. Princípios. Formas de delegação de serviço público. Regime jurídico da concessão e da permissão de serviço público. Extinção, reversão dos bens. Direitos dos usuários de serviço público. Parcerias público-privadas. Agentes públicos: Classificação. Cargo, emprego e função pública. Provimento e investidura. Exercício e afastamentos. Direito de Greve. Regime constitucional dos servidores públicos na Constituição Federal. Regime de emprego público e disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aplicáveis. Responsabilidade civil, administrativa e penal dos agentes públicos. Processo administrativo disciplinar. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990 e alterações).
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Gestão de resultados na produção de serviços públicos. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. Gestão e avaliação de desempenho. Processo organizacional: planejamento, direção, coordenação, comunicação, controle e avaliação. Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. Gestão por Processos. Gestão por Projetos. Gestão de contratos. Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Motivação. Liderança. Tipos de decisão e processo decisório.
NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO
Princípios orçamentários. Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Receita pública e despesa pública. Orçamento na Constituição Federal de 1988. Lei nº 4.320/1964 e alterações. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, 9ª edição: Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários.
GESTÃO DE PESSOAS
Modelos de Gestão de Pessoas – Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo. Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. Gestão e avaliação de desempenho. Gestão de clima e cultura organizacional. Planejamento de Recursos Humanos (RH). Comportamento organizacional. Gestão de conflitos. Gestão de processos de mudança organizacional: Conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores. Avaliação da Gestão Pública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Critérios de avaliação da gestão pública. Liderança. Motivação. Processo decisório e tipos de decisões.
apostila-trt-sc-analista-judiciario-area-administrativa-2023

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

Apostila

 

 

Atribuições do cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa

O que faz o Analista Judiciário – Área Administrativa do TRT-SC? O Analista Judiciário – Área Administrativa é responsável por realizar tarefas relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários e financeiros, de desenvolvimento organizacional, licitações e contratos, contadoria e auditoria; emitir informações e pareceres; elaborar, analisar e interpretar dados e demonstrativos; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar projetos pertinentes à área de atuação; elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento, avaliação, pesquisa, controle e divulgação referentes aos projetos desenvolvidos; atender ao público interno e externo; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

 

 

Sobre o Concurso do TRT – SC 2023

 

Foi divulgado o edital de concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, no estado de Santa Catarina (TRT – SC). O Tribunal tem o objetivo de formar cadastro de reserva para as carreiras de Analista e Técnico Judiciário. O certame está sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Haverá ainda reserva de 5% vagas para candidatos com deficiência e outras 20% para os candidatos negros.

Vagas

As vagas serão para candidatos de nível superior nas seguintes áreas:

Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciários Área Administrativa – Especialidade Contabilidade, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Medicina do Trabalho, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia Civil, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia Elétrica, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Tecnologia da Informação, Técnico Judiciário – Área Administrativa, Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial e Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação.

Benefícios

Além do salário, o TRT-SC oferece ainda:

R$ 1.182,74 de Auxílio-Alimentação;
R$ 935,22 de assistência pré-escolar;
Gratificação de Atividade Judiciária GAJ é devida para todos os cargos independente da área de atuação;
Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) é devida exclusivamente para os ocupantes dos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário na área de segurança;
Gratificação de Atividade Externa (GAE) é devida exclusivamente para os ocupantes do cargo de Analista Judiciário – área judiciária – Oficial de justiça.
Adicional de Qualificação AQ Treinamento – Benefício voltado para o cumprimento dos treinamentos internos dentro do órgão de atuação.
Adicional de Qualificação AQ Títulos – benefício voltado para servidores com certificados de Especialização, título de Mestre e título de Doutor.

Inscrições

As inscrições no concurso ficarão abertas no endereço eletrônico da organizadora – www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 31 de julho até as 14h do dia 28 de agosto de 2023. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 80,00 a R$ 110,00.

Haverá isenção da taxa de inscrição para o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal — CadÚnico e for membro de família de baixa renda, além de doadores de medula óssea. O pedido vai das 10h do dia 31 de julho até as 23h59min do dia 04 de agosto no site da organizadora.

Provas

O concurso terá várias etapas de avaliação, sendo:

Prova objetiva para todos os cargos
Prova discursiva/redação apenas para os cargos de analista Judiciário (áreas Judiciária, especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal e Administrativa) e para Técnico Judiciário – Área Administrativa. Na prova discursiva redação o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao conteúdo programático de conhecimentos específicos na referido edital.

As provas serão realizadas no dia 22 de outubro nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e Tubarão no período da manhã para os cargos de Analista Judiciário; e no período da tarde para os cargos de Técnico Judiciário.

A prova objetiva terá 20 questões de conhecimentos gerais com peso 1, e 40 questões de conhecimentos específicos, com peso 3. Quem concorrer aos cargos de analista judiciário da área judiciária, da área administrativa e da especialidade oficial de justiça, assim como para o cargo de técnico judiciário da área administrativa, que terão a prova discursiva (redação), a duração da prova será de 4h30. Para os demais a prova terá duração máxima de 3 horas.

A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail no dia 27 de setembro.

Gabaritos

A divulgação dos gabaritos preliminares se dará no dia 23 de outubro e os resultados saem no dia 15 de dezembro pelo endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público para chamar os aprovados será de 2 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do órgão.

Concurso TRT SC 2023. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

apostila-trt-sc-analista-judiciario-area-administrativa

Adquira já a sua apostila para concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, no estado de Santa Catarina / TRT-SC, para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa. Para formação de cadastro reserva, remuneração de R$ 8.046,85. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

A presente apostila para concurso público trt sc analista judiciário área administrativa 2023, está com sua legislação pertinente atualizada.