Apostila Completa Prefeitura de São Vicente Professor Adjunto de Educação Básica I 2023 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso Prefeitura de São Vicente Professor Adjunto de Educação Básica I Apostila Concurso Prefeitura de São Vicente Professor Adjunto de Educação Básica I 2023 PDF Download Professor Adjunto de Educação Básica I.
Apostila Prefeitura de São Vicente Professor Adjunto de Educação Básica I 2023 para Download
Apostila Prefeitura de São Vicente Comum Professor Adjunto de Educação Básica II / Prefeitura de São Vicente Comum Professor Adjunto de Educação Básica II 2023 PDF Download + CONTEÚDO EXTRA GRÁTIS
Inscrições: Serão realizadas entre os dias 14/06/2023 a 13/07/2023.
Taxa de inscrição: R$ 114,00
Vagas: 60 Vagas + Cadastro reserva
Salário: 22,20 hora aula
Prova: Está prevista para ser realizada no dia 06/08/2023.
Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!
Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.
Conteúdo da Apostila
LÍNGUA PORTUGUESA
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E DE LEGISLAÇÃO – PROFESSOR I e PROFESSOR II
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; a avaliação da aprendizagem. Integração escola, família e comunidade. O papel do professor no mundo atual.
BIBLIOGRAFIA
Constituição Federal de 1988 – (artigos 205 a 214).
Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN
Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59; 131 a 138).
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum
Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
ANTUNES, CELSO. Na sala de aula. 3º Ed. Petrópolis. 2014.
BACICH, Lilian. et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Mauree. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto
Alegre: Artmed, 2006.
CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado
ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares.
Brasília: UNESCO, MEC, 2010;
COLL, César. Comunidades de aprendizagem e educação escolar. Disponível em:
\<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011\>;
CORTELLA, Mario Sergio, A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos, 14. ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: LOYOLA EDICOES, 2011;
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Corteza, 2006.
(Coleção Questões da nossa época).
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?
MORAN, José. BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.
Porto Alegre: Penso, 2018.
SOARES, Magda – Letramento: Um tema em três gêneros.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível.
VYGOTSKY, L.S., A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEISZ, Telma, O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. 2. ed. Ática, 2000
Lei complementar 806/15- Estatuto do Magistério Público Municipal da Educação Básica de São Vicente.
Lei N.º 4301/ 2022- Institui a Escola de Educação Integral no Município de São Vicente, denominada AMBIENTE
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, estabelece suas diretrizes e dá outras providências.
Lei complementar 1076/22 – Criação do programa de premiação de profissionais do magistério e destinação de bens e
serviços às unidades escolares da Rede Municipal de São Vicente.
RAMOS, Mozart Neves. Educação: a trilha inacabada. Disponível em:
https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/educacao-a-trilha-inacabada/
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR ADJUNTO I
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para
inclusão da criança de seis anos de idade, 2007.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
_________________. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o
trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade, 2009.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4034-crianca-seis-anosopt&
category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192
________________. Base Nacional Curricular Comum – Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação
Infantil, campos de experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, transição da
Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica, competências
específicas de Linguagens, Língua Portuguesa Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas
História.http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. ― Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Campinas: Mercado de
Letras, 2010.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Artmed, 2002.
PIRES, C.M.C. Educação matemática: conversa com professores de anos iniciais. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática.
Porto Alegre: Artmed, 1998.
PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed,
2011.
TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZORZI, J.L. As letras falam: metodologia para alfabetização – Manual de aplicação. São Paulo: Phonics Editora, 2017.
Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
Sobre o Concurso da Prefeitura de São Vicente – SP 2023
A prefeitura de São Vicente, cidade do estado de São Paulo, publicou edital de concurso público com o objetivo de preencher 102 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM é o responsável por organizar e executar o certame.
Vagas
As vagas são para os cargos de: Professor Adjunto de Educação Básica I, Professor Adjunto de Educação Básica II – Arte, Professor Adjunto de Educação Básica II – Ciências, Professor Adjunto de Educação Básica II – Educação Especial, Professor Adjunto de Educação Básica II – Educação Física, Professor Adjunto de Educação Básica II – Geografia, Professor Adjunto de Educação Básica II – História, Professor Adjunto de Educação Básica II – Inglês, Professor Adjunto de Educação Básica II – Língua Portuguesa e Professor Adjunto de Educação Básica II – Matemática.
Exigência
Para participar da seleção, é necessário que o candidato possua Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Superior em Licenciatura de Graduação Plena, com habilitação específica na área de atuação.
Além do salário, os novos aprovados recebem ainda cesta básica no valor de R$ 400,00 para exercer uma jornada de 60h mensais.
Inscrições
Para participar da seleção, é necessário que o candidato realize sua inscrição até o dia 13 de julho de 2023 através do site da empresa organizadora do certame – www.ibamsp-concursos.org.br. Os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 114,00 até o dia 14 de julho de 2023.
Entre os dias 14 e 15 de junho, os candidatos desempregados, com renda inferior a um salário mínimo, que sejam doadores de sangue ou medula óssea poderão solicitar a isenção no pagamento da taxa de inscrição através do site da empresa organizadora.
Provas
A seleção dos candidatos será realizada nas seguintes etapas:
Provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório para todos os candidatos;
Prova dissertativa de caráter classificatório para os candidatos habilitados nas provas objetivas;
Provas de títulos de caráter classificatório para os candidatos habilitados nas provas objetivas.
A prova objetiva será aplicada no dia 06 de agosto nos locais e horários divulgados no dia 27 de julho de 2023. Os candidatos terão quatro horas para responder as seguintes questões:
Já a prova dissertativa será composta de uma única proposta a respeito da qual o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com o mínimo de 25 linhas e máximo de 30 linhas (excluindo a linha destinada ao título).
Validade
O prazo de validade do concurso público para chamar os aprovados será de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.
Concurso Prefeitura de São Vicente 2023. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!
Adquira já a sua apostila para concurso da Prefeitura Municipal de São Vicente / RS, para o cargo de Professor Adjunto de Educação Básica I. São 60 vagas + formação de cadastro reserva, remuneração de 22,20 hora aula. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.
A presente apostila para concurso público prefeitura de são vicente professor adjunto de educação básica i 2023, está com sua legislação pertinente atualizada.