Apostila SME Guarulhos Professor (a) de Educação Básica 2023

Apostila Completa SME Guarulhos Professor (A) de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos 2023 PDF Download. Obtenha agora esta excelente apostila para o Concurso SME Guarulhos Professor (a) de Educação Básica Apostila Concurso SME Guarulhos Professor (a) de Educação Básica 2023 PDF Download Professor (A) de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos.

 

Apostila SME Guarulhos Professor (A) de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos 2023 para Download

apostila-concurso-sme-guarulhos-professor-de-educacao-basica-2023

Apostila SME Guarulhos Professor (a) de Educação Básica / SME Guarulhos Professor (a) de Educação Básica 2023 PDF Download + CONTEÚDO EXTRA GRÁTIS

 

Inscrições: Serão realizadas entre os dias 12/06/2023 a 13/07/2023.

Taxa de inscrição: R$ 105,00

Vagas: 45

Salário: R$ 2.628,43

Prova: Está prevista para ser realizada no dia 10/09/2023.

Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

Editora: Apostilas Opção! Há muitos anos preparando os melhores materiais destinados à preparação de candidatos aos concursos públicos. A hora de se preparar é agora! Não deixe para depois.

 

Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

MATEMÁTICA
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas (quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa); Relação entre grandezas (tabela ou gráfico); Tratamento da informação (média aritmética simples); Noções de Geometria (forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:O direito à educação e a função social da escola. Gestão democrática: autonomia e participação como princípios. Concepções de educação e de escola: tendências pedagógicas e a prática do professor polivalente. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem. Projeto político-pedagógico: organização do trabalho escolar. Currículo e trabalho docente: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem. Alfabetização e letramento. Educação matemática. Direitos humanos e diversidade. Docência e identidade profissional: autonomia, formação e pesquisa. Educação inclusiva. EJA. Cultura digital e uso de tecnologias na educação. Infâncias e culturas infantis. Legislação educacional.

Bibliografia
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? In: FÁVERO, Osmar;
FERREIRA, Windyz; IRELAND, Timothy; BARREIROS,Débora (orgs.). Tornar a educação inclusiva. Brasília:
UNESCO, 2009. p. 11-23.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 35-50, 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1059-1083, out. 2007.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 38, p. 223-237, 1996.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
CARVALHO, Marília Pinto de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 185-193, jan./jun. 2003.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de estado? Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1205-1222, out./dez. 2014.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. (Capítulos: Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial, p. 65-82 / Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor, p. 141-160 / Negritude, letramento e uso social da oralidade, p. 179-194).
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1993.
FRADE, Isabel; ARAÚJO, Mônica; GLÓRIA, Julianna. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 57-84, jul./dez. 2018.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olhos d’água, 1997.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LOPES, Claudivan; PONTUSCHKA, Nídia. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina, v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença. Diversa, publicado em 29 out. 2013. Disponível em: <https://diversa.org.br/artigos/diferenciar-paraincluir-ou-para-excluir-por-uma-pedagogia-da-diferenca>.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. 2015. Disponível em:
http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PANIZZA, Mabel et al.Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análises e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. (Capítulos: Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino, p. 33-47 / A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública, p. 91-99 / Autonomia escolar: propostas, práticas e limites, p.113-116).
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SILVA, Janssen Felipe; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 158-182, 2016.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1999.
Legislação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (artigos 205 a 214).
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.(artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59; 131 a 138).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada). Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base)
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. (Capítulo IV – Do direito à Educação).
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA -Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009.
GUARULHOS (SP). Secretaria de Educação de Guarulhos. Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários – Introdutório, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Guarulhos, 2019. Disponível em: https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/site/listar/categoria/8/
apostila-sme-guarulhos-professor-de-educacao-basica-2023

Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

Apostila

 

Atribuições do cargo de Professor(a) de Educação Básica

O que faz o Professor(a) de Educação Básica da Prefeitura de Guarulhos? O Professor(a) de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental e Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos é responsável por:

I – promover aprendizagens significativas, que favoreçam a inclusão dos educandos no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho;
II – desenvolver o trabalho considerando a pluralidade sociocultural, respeitando a diversidade dos educandos, tendo em vista o desenvolvimento de valores, atitudes, do sentido de justiça, de solidariedade e ética, essenciais ao convívio social;
III – participar das reuniões pedagógico-administrativas e de atividades relacionadas ao Projeto Pedagógico da Escola;
IV – planejar, elaborar, desenvolver, avaliar e responsabilizar-se pelas atividades pedagógicas em conjunto com o coletivo da escola, embasando-se nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação; dentre outras atribuições.

 

 

Sobre o Concurso SME Guarulhos – SP 2023

 

A Prefeitura de Guarulhos, no estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público que tem o objetivo de preencher 60 vagas em cargos de ensino médio e superior no magistério municipal. O certame está sob responsabilidade da Fundação VUNESP.

Vagas

As vagas são para os cargos de: Professor de Educação Básica (com atuação no ensino Infantil, fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos), Professor de Educação Básica – Educação Artística, Professor de Educação Básica – Língua e Cultura Inglesa e Professor de Educação Básica – Educação Física.

Haverá ainda reserva de 5 vagas para as pessoas com deficiência.

Benefícios

Além do salário, os novos aprovados recebem ainda benefícios como: auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00 e auxílio-transporte por regime de trabalho de 25h por semana.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas via internet, por meio do endereço eletrônico www.vunesp.com.br das 10h do dia 12 de junho até as 23h59min do dia 13 de julho de 2023. A taxa de participação custa R$ 105,00.

Provas

As provas objetiva e a redação serão realizadas na cidade de Guarulhos-SP no dia 10 de setembro, em locais e horários a serem divulgados pela Fundação VUNESP com antecedência mínima de 10 dias.

Validade

O prazo de validade do concurso público para chamar os aprovados será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais dois anos. Os aprovados serão convocados pelos próximos 4 anos, caso haja prorrogação da validade do concurso e conforme a ordem final de classificação.

Concurso SME Guarulhos SP 2023. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

apostila-sme-guarulhos-professor-de-educacao-basica

Adquira já a sua apostila para concurso da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, estado de São Paulo / SME Guarulhos – SP, para o cargo de Professor (A) de Educação Básica – Ensino Infantil, Fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos. São 45 vagas, remuneração de R$ 2.628,43. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior ou nível médio, na modalidade normal (Magistério).

A presente apostila para concurso público sme guarulhos sp professor (a) de educação básica – ensino infantil, fundamental e anos iniciais da educação de jovens e adultos 2023, está com sua legislação pertinente atualizada.