Apostila SEE SP Professor de Ensino Fundamental e Médio – Geografia 2023

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Apostila SEE SP Professor de Ensino Fundamental e Médio – Geografia 2023 para Download

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Inscrições: Serão realizadas entre os dias 15/05/2023 a 12/06/2023.

Taxa de inscrição: R$ 40,00 a R$ 60,00

Vagas: 781

Salário: De R$ 3.125,00 a R$ 5.000,00

Prova: Está prevista para ser realizada no dia 06/08/2023.

Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

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Conteúdo da Apostila

 

CONHECIMENTOS
Dos conceitos estruturantes da Ciência Geográfica: Espaço Geográfico, Paisagem, Lugar, Território e Região, bem como suas aproximações e elementos constitutivos.
Do papel das comunidades tradicionais e dos povos originários na transformação do espaço geográfico.
Dos processos e sujeitos envolvidos nos setores produtivos da economia, considerando diversas escalas geográficas (local, estadual, nacional, regional, global).
Da urbanização e dinâmicas socioespaciais, incluindo aspectos econômicos, políticos, culturais e ambientais, além dos riscos e desastres e as políticas públicas de planejamento urbano.
Da linguagem cartográfica e geotecnologias (GPS, SIG, entre outros): leitura, interpretação e elaboração de mapas e demais produtos cartográficos acessíveis.
Da formação, regionalização e mudanças do território brasileiro: aspectos econômicos, políticos, culturais, sociais/demográficos e ambientais.
Dos fluxos econômicos e indicadores socioeconômicos, demográficos e ambientais de diferentes territórios (IDH, IDHM, Gini, índice de desmatamento, entre outros).
Da população em diferentes lugares: deslocamentos (voluntários e forçados), demografia, formação (diversidade étnico-racial) e manifestações culturais.
Da América, África, Europa, Ásia e Oceania: território (aspectos físicos e políticos), regionalização, população, economia, cultura e modos de vida.
Da Geopolítica: organismos internacionais, tensões e conflitos, potências globais, acordos supranacionais, blocos econômicos, entre outros.
Da Globalização e sua influência na economia, sociedade, cultura, política e no meio ambiente.
Das desigualdades nos territórios: aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais, incluindo os processos de segregação e exclusão, os movimentos urbanos e as políticas públicas.
Das redes de comunicação e transportes: relações com os fluxos materiais (objetos, mercadorias, pessoas) e imateriais (dados, informação, comunicação) em diferentes escalas geográficas.
Da industrialização: transformações espaciais, sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, incluindo a produção e circulação de produtos, relações de trabalho, a atuação de corporações e o desenvolvimento científico e tecnológico, em diferentes escalas geográficas.
Da Geografia agrária: as transformações espaciais no campo, o uso dos recursos naturais, as atividades econômicas, as relações de trabalho, as influências do agronegócio – incluindo a produção de alimentos, os fluxos das commodities e as relações com as problemáticas socioambientais (desmatamento, uso de agrotóxicos, queimadas, escassez hídrica, degradação do solo etc) –, em diferentes lugares.
Das práticas agroecológicas e sustentáveis realizadas por diferentes sociedades e grupos, em diferentes lugares.
Das esferas terrestres: litosfera, atmosfera, biosfera, criosfera, hidrosfera, incluindo os elementos constitutivos e as conexões sistêmicas.
Dos recursos naturais: água, energia, biodiversidade e solo, incluindo os aspectos relacionados ao uso, processos produtivos, gestão e políticas ambientais de conservação e preservação.
Dos impactos socioambientais relacionados ao uso de recursos naturais e aos diferentes padrões de consumo, incluindo aspectos associados à adoção de hábitos, atitudes e comportamentos responsáveis e sustentáveis.
Dos biomas e domínios morfoclimáticos e as relações com diferentes populações humanas: no território brasileiro e em outras regiões do mundo.
Dos processos exógenos do planeta Terra: zonas climáticas, padrões climáticos, circulação geral da atmosfera, fenômenos atmosféricos e climáticos, aquecimento global, mudanças climáticas e desastres, incluindo aspectos relacionados às estratégias e instrumentos internacionais de políticas ambientais.
Dos processos endógenos no planeta Terra: modelagem do relevo terrestre, Tectônica de Placas e tectonismo, vulcanismo, intemperismos e desastres.
Da Antártica: papel territorial e ambiental no contexto geopolítico.

BIBLIOGRAFIA, LIVROS E ARTIGOS
1. AB’ SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 7. ed. São Paulo: Ateliê, 2012.
2. CASTELLAR, S. M. V. Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 207–232, 2017. DOI: 10.46789/edugeo.v7i13.494. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em: 29.11.2022.
3. FELÍCIO, M.J. Gênese da Geografia Agrária no Brasil. Campo Território: Revista Agrária, v. 14, n. 33, p. 32-52, ago., 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49648/27694 Acesso em: 29.11.2022.
4. HAESBAERT, R. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 19-46, 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13531/8731. Acesso em: 29.11.2022.
5. MARTINELLI, Marcelo. Mapas da geografia e da cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.
6. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: HUCITEC, 1985.
7. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
8. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004.
9. SENA, C. C. R. G. de; CARMO, W. R. do. Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista de Geografia, [S. l.], v. 99, p. 102–123, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1470 Acesso em: 29.11.2022.
10. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, C.; FAIRCHILD, T.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 2ª edição. 624 p. Observação para os capítulos 1, 2, 3, 5, 8, 10 e 20.
11. Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano [recurso eletrônico]. / organizado por Lourenço Magnoni Junior, Carlos Machado de Freitas, Eymar Silva Sampaio Lopes, Gláucia Rachel Branco Castro, Humberto Alves Barbosa, Luciana Resende Londe, Maria da Graça Mello Magnoni, Rosicler Sasso Silva, Tabita Teixeira e Wellington dos Santos Figueiredo. – 2. ed. – São Paulo: CPS, 2020. 865 p.: il. Capítulos: “Prevenir e antecipar para não remediar: o ensino de Geografia, a redução do risco de desastres e a resiliência no mundo globalizado”; “Campanha #aprenderparaprevenir: inspirações para reduzir riscos de desastres”; “Jovens na composição de diálogos cartografados sobre prevenção de desastres”; “Google Earth como recurso midiático no ensino de geografia: estudo de caso das paisagens e dos impactos ambientais existentes nos domínios morfoclimáticos do território brasileiro”. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/Reducao2020/Reducao_2ed-2020.pdf Acesso em: 29.11.2022.
12. Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio. /organizadores, Pedro Roberto Jacobi, Edson Grandisoli, Sonia Maria Viggiani Coutinho, Roberta de Assis Maia e Renata Ferraz de Toledo. – São Paulo: IEE – USP, 2015. 112p. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/315/276/1178-2 Acesso em: 29.11.2022.
13. Aprendizagem social e ferramentas participativas para o nexo urbano: aprendendo juntos para promover um futuro melhor / Carolina Monteiro de Carvalho, Leandro Luiz Giatti e Pedro Roberto Jacobi (Organizadores). [recurso eletrônico]. — São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019.52 p.: il. color. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/423/376/1520 Acesso em: 29.11.2022.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS

1. SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo paulista: etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: SEDUC, 2019. Área de Ciências Humanas e Componente Curricular de Geografia. p. 397 – 403; 405 – 448. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf.Acesso em: 28.11.2022.
2. SÃO PAULO (estado). Secretaria da Educação. Currículo paulista: etapa do Ensino Médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-195 e 229-239. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 28.11.2022.
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Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

Apostila

 

 

 

Sobre o Concurso SEE – SP 2023

 

Foi publicado o edital do concurso da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE – SP). O documento contempla 15.000 vagas na função de Professor de Ensino Fundamental e Médio. A Fundação Vunesp é a responsável por coordenar e executar o certame.

Haverá ainda uma reserva de 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência.

Vagas

As vagas são para os cargos de: Professor de Biologia, Professor de Ciências, Professor de Educação Artística, Professor de Educação Física, Professor de Filosofia, Professor de Física, Professor de Geografia, Professor de Historia, Professor de Língua Estrangeira Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Química,Professor de Sociologia e Professor de Educação Especial

Inscrições

As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br das 10h do dia 15 de maio até as 23h59min do dia 12 de junho de 2023.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 para uma única disciplina de opção ou de R$ 60,00 para concorrer em duas disciplinas. O pagamento deverá ser feito até as 23h59min do dia 12 de junho.

Provas

As provas objetivas serão realizadas no dia 06 de agosto nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Caieiras, Carapicuíba, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra, Adamantina, Americana, Andradina, Apiaí, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Fernandópolis, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Jaboticabal, Jacareí, Jales, Jaú, José Bonifácio, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Miracatu, Mirante de Paranapanema, Mogi Mirim, Ourinhos, Penápolis, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo Anastácio, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Taquaritinga, Taubaté, Tupã, Votorantim e Votuporanga.

A confirmação da data, horário e informação sobre o local e sala, para a realização da prova objetiva sairão na semana que antecede as provas.

Gabarito

O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no dia 10 de agosto pelo endereço eletrônico da banca.

Validade

O prazo de validade do concurso público para chamar os aprovados será de dois anos, contado a partir da data de sua homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração.

Concurso SEE SP 2023. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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A presente apostila para concurso público see sp professor de geografia 2023, está com sua legislação pertinente atualizada.