Apostila Completa Prefeitura de Piratininga Professor – Educação Básica PEB I – Educação Infantil 2023 PDF Download. A Prefeitura de Piratininga, cidade do estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público com o objetivo de admitir novos servidores em cargos vagos do município, ofertando 93 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Apostila Prefeitura de Piratininga Professor – Educação Básica PEB I – Educação Infantil / Prefeitura de Piratininga Professor – Educação Básica PEB I – Educação Infantil 2023 PDF Download + CURSO ONLINE
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Conteúdo da Apostila
Língua Portuguesa
1. Análise e Interpretação de Textos: Compreensão global das informações. Reconhecimento da estrutura do texto e dos parágrafos. Identificação das ideias principais e secundárias, pressuposições e inferências. Significados de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões do texto. Nexos e outros recursos coesivos e recursos de argumentação. Gêneros textuais diversos. Textualidade: Coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas.
2. Linguagem e adequação social. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais.
3. Registros formal e informal da linguagem.
4. Fonologia: Letras (consoantes, vogais e semivogais). Fonemas. Encontros vocálicos. Dígrafos. Encontros consonantais.
5. Sílaba: classificação, divisão, acento tônico, acentuação gráfica e suas regras, monossílabos, regras especiais, acento diferencial/
grave. Ortografia. Notações léxicas.
6. Emprego dos porquês. Emprego do hífen.
7. Sinais de pontuação.
8. Morfologia: Classes de palavras variáveis (adjetivo, artigo, numeral, pronome, substantivo e verbo), reconhecimento, classificação, uso e flexão. Classes de palavras invariáveis (advérbio, conjunção, interjeição e preposição), reconhecimento, classificação
e uso.
9. Semântica: Sinônimos. Antônimos. Polissemia. Homônimos e parônimos. Denotação e conotação.
10. Figuras de linguagem.
11. Sintaxe: Análise sintática (interna e externa).
12. Concordância nominal e verbal.
13. Regência nominal e verbal.
14. Pontuação.
15. Emprego da crase.
Conhecimentos Gerais
1. Tópicos relevantes e/ou atuais, suas inter-relações e vinculações históricas, nas áreas de: Segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ecologia.
2. Serviço Público: Relações Humanas no Trabalho – Princípios básicos.
3. Comunicação e relacionamento interpessoal.
4. Comportamento individual e em grupo. Normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho.
5. Trabalho em equipe.
6. Trato social: regras de convivência. Atendimento ao público.
7. Ética e serviço público.
8. Segurança do trabalho, higiene e organização.
9. Informática Básica: Conceitos básicos da tecnologia da informação. Componentes de hardware e software de computadores e suas características.
10. Operação e configuração: sistema operacional Windows 10 ou posterior.
11. Editor de texto Word 2016 ou posterior.
12. Planilha eletrônica Excel 2016 ou posterior.
13. Navegação web e segurança na/para Internet.
14. Correio eletrônico.
15. Raciocínio Lógico e Quantitativo: Pensamento indutivo e dedutivo. Equivalência lógica e negação de proposições. Lógica da argumentação. Implicação lógica. Associação lógica. Pensamento crítico e a lógica analítica.
16. Operações com conjuntos.
17. Divisão proporcional, razão e proporção.
18. Regras de três.
19. Porcentagem.
20. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
21. Princípio Fundamental da Contagem.
22. Noções de probabilidade e médias.
Legislação
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (Art. 1º a 69; Art. 76 a 92; Art. 101 e 102; Art. 127 a 129).
2. PIRATININGA. Lei Orgânica do Município.
3. PIRATININGA. Lei Municipal nº 1.122/1990. Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.
Temas Educacionais e Pedagógicos
1. História da Educação.
2. Antropologia da Educação.
3. Sociologia da Educação.
4. Epistemologia da Educação.
5. Filosofia da Educação.
6. Psicologia da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem.
7. Neurociência e aprendizagem.
8. Teoria e prática de currículo.
9. Políticas educacionais.
10. Relações humanas.
11. Gestão educacional e escolar.
12. Planejamento educacional e de ensino.
13. Processo de ensino e aprendizagem.
14. Avaliação da aprendizagem.
15. Educação e tecnologias.
16. Educação inclusiva. Diversidade, equidade e inclusão.
17. Cidadania e direitos humanos.
18. Didática – teoria e prática de ensino.
19. Práticas pedagógicas.
20. Metodologias de ensino e aprendizagem.
21. Processo de ensino e aprendizagem.
22. Defasagem escolar.
23. Sucesso e fracasso escolar.
24. Evasão escolar.
25. Dificuldades de aprendizagem.
26. Progressão continuada.
27. Problemas comportamentais e disciplinares. Comportamento, disciplina e limites.
28. Psicologia positiva no contexto escolar e educacional.
29. Sexualidade, violência e drogas.
30. Interação escola, família e comunidade.
31. Trabalho docente.
32. Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem: diversidade étnico racial, de gênero, sexual e religiosa.
33. Bullying.
34. Agressividade.
35. Inclusão x adaptação; outros temas emergentes.
36. Estrutura administrativa do ensino brasileiro.
37. Educação Básica no Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
38. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Normais Legais
1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Da Ordem Social – Art. 193 a 232.
2. BRASIL. Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
3. BRASIL. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4. BRASIL. Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.
5. BRASIL. Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Fundamentos e Prática Pedagógica em Educação Infantil
1. Fundamentos da Infância.
2. O cotidiano na creche/escola: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais.
3. Família e instituição.
4. Infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem.
5. O cuidar e o educar.
6. O brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro.
7. Conceitos: movimento, tempo, cultura, espaços, paisagem, sociedade, trabalho, natureza e representação, ambiente, relação entre ser humano e ambiente.
8. Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil.
9. Recreação.
10. Comportamento Infantil.
11. Identidade e autonomia.
12. Psicomotricidade.
13. Desenho Infantil.
14. Literatura Infantil.
15. Conteúdos e Métodos da Educação Infantil.
16. Alfabetização.
17. Matemática na educação infantil.
18. Avaliação na educação infantil.
19. Política Nacional de Alfabetização.
20. Base Nacional Comum Curricular: etapa da educação infantil.
Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.
ou
Inscrições: Serão realizadas entre os dias 04/04/2023 a 24/04/2023.
Taxa de inscrição: R$ 65,00
Vagas: 5
Salário: R$ 2.959,42
Prova: Está prevista para ser realizada no dia 28/05/2023.