Apostila Prefeitura de Cascavel CE Professor PEB II – Educação Infantil 2021

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Apostila Prefeitura de Cascavel CE Professor PEB II – Educação Infantil 2021 para Download

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Inscrições: Serão realizadas entre os dias 22/12/2020 a 22/01/2021.

Taxa de inscrição: R$ 140,00

Vagas: 171 vagas + 540 cadastro reserva

Salário: R$ 1.480,50

Prova: Está prevista para ser realizada no dia 21/03/2021.

Apostila com centenas de exercícios – Aquisição por Download (Digital) ou Impressa (Livro) – Totalmente de acordo com o edital!

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos: situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Norma culta: ortografia, acentuação, emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Formação de palavras, prefixo, sufixo, classes de palavras, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, sintaxe de colocação. Produção textual. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos. Emprego de tempos e modos dos verbos em português. Fonologia: conceitos básicos, classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Norma culta.

DIDÁTICA
Educação, Escola, Professores e Comunidade; Papel da Didática na Formação de Educadores; A Revisão da Didática; O Processo de Ensino; Os Componentes do Processo Didático: Ensino e Aprendizagem; Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática; Aspectos Fundamentais da Pedagogia; Didática e Metodologia; Disciplina, uma questão de autoridade ou de participação?; O Relacionamento na Sala de Aula; O Processo de Ensinar e Aprender; O Compromisso Social e Ético dos professores; O Currículo e seu Planejamento; O Projeto Pedagógico da Escola; O Plano de Ensino e Plano de Aula; Relações Professor-Aluno: A atuação do Professor como incentivador e aspectos socioemocionais. O Planejamento Escolar: Importância; Requisitos Gerais; Os Conteúdos de Ensino; A Relação Objetivo – Conteúdo – Método; Avaliação da Aprendizagem; Funções da Avaliação; Princípios Básicos da Avaliação; Superação da Reprovação Escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96, de 20/12/96; Do Ensino Fundamental; Da Educação de Jovens e Adultos; Da Educação Especial; A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão. Teorias do currículo. Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola. Gestão da aprendizagem. Planejamento e gestão educacional. Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. O Professor: formação e profissão.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR PEB II – EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação, Escola, Professores e Comunidade. Papel da Didática na Formação de Educadores. A Revisão da Didática. O Processo de Ensino. Os Componentes do Processo Didático: Ensino e Aprendizagem. Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática. Aspectos Fundamentais da Pedagogia. Didática e Metodologia. Disciplina, uma questão de autoridade ou de participação?. O Relacionamento na Sala de Aula. O Processo de Ensinar e Aprender. O Compromisso Social e Ético dos professores. O Currículo e seu Planejamento. O Projeto Pedagógico da Escola. O Plano de Ensino e Plano de Aula. Relações Professor-Aluno. A atuação do professor como incentivador e aspectos socioemocionais. O Planejamento Escolar: Importância; Requisitos Gerais; Os Conteúdos de Ensino; A Relação Objetivo-Conteúdo – Método; Avaliação da Aprendizagem; Funções da Avaliação; Princípios Básicos da Avaliação; Superação da Reprovação Escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Nº 9.394/96, de 20/12/96; Do Ensino Fundamental; Da Educação de Jovens e Adultos; Da Educação Especial. A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão. Teorias do currículo. Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola. Gestão da aprendizagem. Planejamento e gestão educacional. Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. O Professor: formação e profissão. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Nº 8.069/1990. Avaliação: concepções e funções. Prática Educativa-Interdisciplinar. Jogos e Brincadeiras no Processo de Ensino e aprendizagem. Função do Planejamento: uma ação coletiva. Diretrizes Funcionais e Legais da Educação Inclusiva. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: o cuidar e o educar. O cotidiano na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. Recreação: Atividades recreativas. Aprendizagem: Leitura/Escrita. Didática: métodos, técnicas, recursos/material didático. Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos/Atividades Pedagógicas. Métodos de Alfabetização Tendências Pedagógicas. Papel do Professor, Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Psicologia da Educação. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. A psicogênese e a educação. A psicologia dialética e a educação. O desenvolvimento infantil, inteligência, afetividade e o corpo na aprendizagem. Psicomotricidade. Literatura Infantil. Letramento e alfabetização. A construção dos conhecimentos matemáticos e científicos pela criança. Desenvolvimento das noções de tempo e espaço pela criança. O cotidiano na construção do conhecimento histórico e geográfico. O lúdico na aprendizagem. A recreação e os jogos no desenvolvimento infantil. O papel das Artes na educação infantil. A rotina na educação infantil. Educação inclusiva na educação infantil. Literatura infantil. O registro do desenvolvimento infantil como avaliação. Corporeidade e aprendizagem na educação infantil.
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Excelente Apostila, elaborada de acordo com o edital.

Apostila

 

Atribuições do cargo de Professor PEB II – Educação Infantil

O que faz o Professor PEB II – Educação Infantil da Prefeitura de Cascavel – CE? É responsável por:

Participar na Elaboração e gestão da proposta pedagógica da escola;
Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da Escola;
Planejar e ministrar aulas;
Participar da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
Participar da promoção e coordenação de reunião, encontros, seminários, cursos, eventos da área educacional e correlata;
Participar da elaboração, acompanhar a avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais;
Executar outras atividades correlatas;
Executar outras atividades compatíveis com o cargo;
Elaborar, executar e avaliar planos de aula na sua área de competência com vistas ao fornecimento de dados subsidiários à reprogramação do Plano Curricular;
Ministrar aulas nas turmas de sua responsabilidade, utilizando métodos e técnicas de ensino adequadas à sua clientela;
Avaliar o rendimento dos alunos e participar do processo de recuperação do aproveitamento escolar;
Manter atualizados os diários de classe, como instrumento de informações acerca do desenvolvimento das atividades de ensino, da frequência e do aproveitamento dos alunos;
Participar de encontros, reuniões, treinamentos, simpósios e seminários, com fins educacionais e atividades pedagógicas promovidas pela Pasta;
Executar outras atribuições inerentes ao cargo.

 

 

Sobre o Concurso da Prefeitura de Cascavel – CE 2021

 

A Prefeitura de Cascavel, no Ceará, divulgou por meio do Instituto Consulpam, dois editais de concurso público que visam preencher 846 vagas e ainda formar cadastro de reserva em diversos cargos de ensino médio, técnico e superior.

Vagas

O edital 01/2020 tem 776 vagas para cargos de Agente Administrativo, Agente de Apoio Escolar, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Técnico de Controle Interno, Agente de Agropecuária, Intérprete de Libras, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico de Agroindústria, Técnico em Aquicultura e Pesca, Técnico em Edificação, Analista Ambiental, Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Farmacêutico Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro Civil, Engenheiro de Pesca, Farmacêutico, Fiscal Agropecuário, Fiscal Ambiental, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Procurador Municipal, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo, Educador Físico, Educador Social, Psicopedagogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Cirurgião Dentista, Professor de Matemática, Professor de 1° ao 5° Ano, Professor de Arte, Professor de Arte Cênica, Professor de Ciências, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Religiosa, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Informática, Professor de Libras, Professor de Língua Estrangeira, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Música, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico PSF, Médico Psiquiatra e Médico Radiologista.

Já o edital 02/2020 oferece 70 vagas para os cargos de Guarda Municipal (40) e Agente de Trânsito (30). As duas funções pedem ensino médio, além de Carteira Nacional de Habilitação para Agente de Trânsito e conhecimento em informática para Guarda Municipal.

Inscrições

As inscrições no grande concurso de Cascavel-CE ficarão abertas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora Consulpam – www.consulpam.com.br entre os dias 22 de dezembro de 2020 e 22 de janeiro de 2021.

A taxa de inscrição varia entre R$ 90,00 e R$ 200,00, conforme o cargo pretendido

Provas

O concurso terá aplicação de etapa de prova objetiva para todos os inscritos com 50 questões. Haverá ainda prova de títulos para cargos de nível superior, além de exame médico de caráter eliminatório, investigação social de caráter eliminatório, prova de aptidão física de caráter eliminatório e avaliação psicológica de caráter eliminatório para Guarda Municipal e Agente de Trânsito e curso de formação de caráter eliminatório e classificatório para Guarda Municipal.

As provas objetivas estão previstas para os dias 21 de março para os cargos do edital 01/2020 e no dia 28 de março de 2021 para os cargos de Guarda e Agente de Trânsito. As mesmas serão realizadas na cidade de Cascavel-CE, em horário e local a serem informados por meio de edital disponibilizado no endereço eletrônico do concurso no dia 03 de fevereiro.

Validade

A validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal. Veja mais dos cargos no edital anexo.

Concurso Prefeitura de Cascavel 2021. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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A presente apostila para concurso público prefeitura de cascavel ce professor peb ii educação infantil 2021, está com sua legislação pertinente atualizada.