Apostila SEE MG Especialista em Educação Básica (EEB) 2025

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Apostila SEE MG Especialista em Educação Básica (EEB) 2025 para Download

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
I – Textos: interpretação e compreensão de textos.
II – Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem.
III – Fonética – fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas.
IV – Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica.
V – Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego.
VI – Sintaxe: Frase, oração e período; período simples – termos da oração: identificação, classificações e emprego.
VII – Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.

MATEMÁTICA APLICADA
I – Números e operações: cálculo aritmético, porcentagens, acréscimos e descontos.
II – Álgebra e funções: proporcionalidade, grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais, sequências e raciocínio lógico.
III – Grandezas e medidas: áreas e perímetros de figuras planas.
IV – Probabilidade e estatística: tratamento da informação, leitura e representação da informação em gráficos, tabelas e pictogramas e medidas de tendência central.

DIREITOS HUMANOS

Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015: Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003: Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cartilha Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Escolas Estaduais de Minas Gerais – Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/Cartilha-de-Enfrentamento-ao-Assedio-Sexual-nas-Escolas-MG.pdf
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: artigos 5º, 6º, 37, 205 a 214. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989: Título IV, Capítulo I, Seção III (Da Educação). Legislação Federal: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Legislação Estadual: Lei nº 869, de 5 de julho de 1952: Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do estado de Minas Gerais. Lei nº 7.109, de 13 de outubro de 1977: Contém o Estatuto do pessoal do magistério público do Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. Lei nº 15.293, de 29 de dezembro de 2004: Institui as carreiras dos Profissionais da Educação do Estado. Decreto nº 46.644, de 6 de novembro de 2014: Dispõe sobre o código de conduta ética do agente público e da alta administração estadual. Lei n° 23.197, de 26 de dezembro de 2018: Institui o Plano Estadual de Educação – PEE – para o período de 2018 a 2027 e dá outras providências. Resolução SEE nº 4.948, de 26 de janeiro de 2024: Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (EEB)
I – Dos Princípios, Fins, Organização da Educação Nacional, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais.
III – Atribuições dos Especialistas de Educação Básica e o seu papel na condução do processo pedagógico.
IV – Base Nacional Comum Curricular como norteadora dos currículos e suas competências Gerais.
V – O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.
VI – Projeto Político Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula.
VII – A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade.
VIII – A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo.
IX – A política da Educação Integral como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.
X – A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.
XI – Gestão Democrática e Participativa e as relações internas e com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais).
XII – A avaliação interna e externa no espaço escolar e a aprendizagem.
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Atribuições do cargo de Especialista em Educação Básica (EEB)

O que faz o Especialista em Educação Básica (EEB) da SEE-MG? É responsável por exercer em unidade escolar a supervisão do processo didático como elemento articulador no planejamento, no acompanhamento, no controle e na avaliação das atividades pedagógicas, conforme o plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da unidade escolar; Atuar como elemento articulador das relações interpessoais internas e externas da escola que envolvam os profissionais, os alunos e seus pais e a comunidade; Planejar, executar e coordenar cursos, atividades e programas internos de capacitação profissional e treinamento em serviço; Participar da elaboração do calendário escolar; Participar das atividades do Conselho de Classe ou coordená-las; Exercer, em trabalho individual ou em grupo, a orientação, o aconselhamento e o encaminhamento de alunos em sua formação geral e na sondagem de suas aptidões específicas; Atuar como elemento articulador das relações internas na escola e externas com as famílias dos alunos, comunidade e entidades de apoio psicopedagógicos e como ordenador das influências que incidam sobre a formação do educando; Exercer atividades de apoio à docência; Exercer outras atividades integrantes do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola, previstas no regulamento desta lei e no regimento escolar.

 

Sobre o Concurso da SEE – MG 2025

 

Foi divulgado o novo concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE – MG) com 13.795 vagas para diversos cargos de nível médio e superior. A coordenação do concurso está sob responsabilidade do Instituto Consulplan.

Inscrições

As inscrições no concurso poderão ser realizadas só a partir das 16h do dia 21 de julho de 2025 até as 16h00min do dia 21 de agosto de 2025, pela internet, no endereço eletrônico da banca – www.consulplan.net

As taxas variam de R$ 21,00 a R$ 33,00.

Provas

O concurso público terá até 3 etapas de avaliação, sendo:

Prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
Redação, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior.

As provas serão realizadas na data prevista de 28 de setembro de 2025 no Estado de Minas Gerais, na capital e nas cidades-sede das SRE, conforme opção de SRE/Unidade Central realizada pelo candidato no ato da inscrição.

Os locais de realização das provas, para os quais deverão se dirigir os candidatos, serão divulgados a partir das 16h do dia 22 de setembro no site da banca.

Validade

A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso SEE MG 2025. Não perca mais tempo! Comece a se preparar desde já!

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