Apostila Prefeitura de Lençóis Paulista Supervisor de Ensino 2025

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Apostila Prefeitura de Lençóis Paulista Supervisor de Ensino 2025 para Download

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Conteúdo da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e suas funções. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Conhecimentos de regência verbal e regência nominal. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre.

MATEMÁTICA
Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, união e interseção. Resolução de situações problemas envolvendo números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Média aritmética simples. Máximo divisor comum. Mínimo múltiplo comum. Grandezas e Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Relação entre grandezas. Unidades de medida (metro, centímetro, milímetro, decâmetro, decímetro, hectômetro e quilômetro). Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Operações com expressões algébricas e com polinômios. Equações e inequações do 1º e 2º graus. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos e tabelas (dados estatísticos). Progressões aritmética e geométrica. Geometria Plana: elementos primitivos. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e círculos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

1. BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL –1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214)
2. BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69).
3. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
4. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004).
5. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010).
6. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)
7. BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.
8. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Cap. I e Cap. IV.
9. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial – Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
10. BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências.
11. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
12. Resolução CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
13. Resolução CNE/CEB Nº 2/01 e Parecer CNE/CEB Nº 17/01 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
14. Resolução CNE/CEB Nº 5/09 e Parecer CNE/CEB Nº. 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
15. Resolução CNE/CEB no 7 e Parecer CNE/CEB no 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
16. Resolução CNE/CEB Nº. 04/2010 e Parecer CNE/CEB Nº. 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
17. Resolução CNE/CEB Nº 1/00 e Parecer CNE/CEB Nº 11/00 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
18. SÃO PAULO. Currículo Paulista. Secretaria do Estado da Educação. 2019.
19. LENÇÓIS PAULISTA. Lei Complementar nº 36, de 12 de dezembro de 2006 e alterações. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal, Plano de Cargos e Salários e Avaliação de Desempenho.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
SUPERVISOR DE ENSINO
Tendências e inovação em gestão escolar. Gestão escolar com mediação. Gestão educacional: Diagnóstico e análise dos indicadores sociais, educacionais e culturais. Gestão Democrática. Gestão Administrativa: Orçamento, finanças e patrimônio, aquisição de bens e serviços, gestão de contratos, gestão de patrimônios e materiais, avaliação de desempenho dos profissionais da educação, articulação institucional e implementação de parcerias, relacionamento com órgãos superiores. Indisciplina e educação. Organização escolar e pedagógica. Desempenho e eficácia das Unidades Escolares. Indicadores de desempenho escolar. Avaliação institucional da escola. O Currículo e a Formação de educadores. Projetos Pedagógicos: elaboração, implantação, avaliação. Levantamento das formas de atendimento a necessidades específicas. Desenvolvimento da Educação e Estratégias de Ação. Indicadores demográficos considerados no mapeamento da demanda escolar. A pedagogia escolar e as demandas da escola pública. Tendências pedagógicas. Escola e inclusão. Avaliação da Educação Básica. Psicologia da Educação. Didática. História da Educação e Políticas Públicas da Educação. Fundamentos e diretrizes do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Especial e Educação Infantil; Pedagogias diferenciadas: progressão continuada, correção de fluxo escolar, avaliação por competências, flexibilização do currículo e da trajetória escolar; Construção coletiva da proposta pedagógica da escola; o processo de avaliação do desempenho escolar como instrumento de acompanhamento do trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem. Gestão Democrática. Gestão de recursos financeiros e humanos. Mediação e gestão de conflitos. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. Educação Inclusiva. Gestão de projetos. Lei Orgânica do Município de Lençóis Paulista.
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Atribuições do cargo de Supervisor de Ensino

O que faz o Supervisor de Ensino da Prefeitura de Lençóis Paulista? O Supervisor de Ensino é responsável por atuar como propositor e partícipe da definição das políticas educacionais referentes à educação básica, assegurando diretrizes e procedimentos para o cumprimento dos princípios e objetivos da educação escolar, estabelecidos constitucional e politicamente; Orientar o acompanhamento, o controle e a avaliação das propostas pedagógicas das escolas do Sistema Municipal de Ensino de Lençóis Paulista; Assegurar a constante retro informação às propostas das escolas de sua área de atuação; Assistir, tecnicamente, aos diretores sobre a elaboração, execução e avaliação das propostas pedagógicas e projetos referentes às suas unidades escolares; Compatibilizar os projetos da área administrativa e teórico pedagógica a nível interescolar e com a Diretoria de Educação; Analisar os dados relativos às escolas que integram a Diretoria Municipal de Educação e elaborar alternativas de solução para os problemas específicos de cada nível e modalidade de ensino; Cumprir e fazer cumprir as disposições legais relativas à organização pedagógica e administrativa das escolas, bem como, as normas e diretrizes emanadas de órgãos superiores; Garantir o fluxo recíproco das informações entre as unidades escolares e a Diretoria Municipal de Educação, através de visitas regulares e de reuniões com seus diretores e professores; Dentre outras atribuições.

 

 

Sobre o Concurso da Prefeitura de Lençóis Paulista – SP 2025

 

A Prefeitura de Lençóis Paulista, no estado de São Paulo, lançou três novos editais de concursos públicos com o objetivo de preencher 17 vagas, e ainda, formar cadastro de reserva em cargos de nível médio, técnico e superior completo ou em licenciatura na administração municipal. A coordenação do certame está sob responsabilidade do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo.

Benefícios

Além dos salários, os novos empossados receberão ainda benefício de auxílio-alimentação mensal no valor de R$ 800,00.

Vagas

Edital nº 01/2025: Supervisor de Ensino e Vice-Diretor de Escola.

Edital nº 02/2025: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Apoio Escolar, Agente de Saúde, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Social, Assistente Técnico Administrativo, Educador Físico (Centro dia do Idoso), Engenheiro Civil, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra e Ouvidor.

Edital nº 03/2025: Corregedor da Guarda Civil Municipal.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir das 10h do dia 24 de janeiro até às 23h59min do dia 20 de fevereiro de 2025, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.nossorumo.org.br

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 70,67 a R$ 92,49.

Para verificar se a inscrição foi deferida, o candidato deve acessar o site www.nossorumo.org.br, entrar em “Minha Área” no canto superior direito, informar CPF e senha, clicar em “Meus Processos”, selecionar o certame desejado e, na opção “Situação das Inscrições e 2ª Via de Boleto”, clicar em “Visualizar Inscrição”.

Provas

A seleção terá várias etapas de avaliação, sendo:

Provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório para Supervisor de Ensino, Vice-Diretor de Escola, Ouvidor e Corregedor da Guarda Civil Municipal;
Prova prática de informática, de caráter eliminatório para Supervisor de Ensino, Vice-Diretor de Escola, Ouvidor, Assistente Técnico Administrativo, Técnico em Segurança do Trabalho e Corregedor da Guarda Civil Municipal;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório para Supervisor de Ensino e Vice-Diretor de Escola.

As provas objetivas do concurso serão realizadas no dia 16 de março de 2025. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados por edital de convocação para as provas a ser publicado no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br no dia 07 de março.

Gabarito

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva, às 15h, no endereço eletrônico do concurso.

Validade

A validade do concurso para chamamento dos aprovados será de um ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

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